Com uma extensa programação social, artística, cultural e política que durou todo o dia 11 de agosto, a Câmara Municipal de Niterói comemorou em grande estilo seus 190 anos de fundação.
Com uma extensa programação social, artística, cultural e política que durou todo o dia 11 de agosto, a Câmara Municipal de Niterói comemorou em grande estilo seus 190 anos de fundação.
Mais de três mil pessoas receberam atendimento social nas cerca de 50 tendas sociais montadas ao longo do estacionamento da Casa Legislativa, prestado por instituições públicas e privadas de Niterói. Encaminhamento para documentos através da Fundação Leão XIII e os exames laboratoriais como medição da taxa de glicose, pressão arterial e massagens relaxantes foram os serviços mais procurados pela população.
Antes da abertura das festividades, uma missa comemorativa foi celebrada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição pelo bispo-auxiliar de Niterói, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, acompanhada do Coro Lírico Heloíza Fidalgo e pelos solistas da escola Espaço das Músicas.
Em seguida, às 11 horas, a Orquestra Popular do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro fez uma apresentação de gala no palco montado nas escadarias da Câmara. Com um repertório variado, com canções clássicas e populares, a Orquestra empolgou os visitantes durante uma hora, arrancando aplausos entusiasmados do público.
Em seguida foi à vez do Coral da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói cantar para o público. Formado por 33 funcionários da empresa de limpeza, o Coral animou os presentes com um repertório variado e de extremo bom gosto. Não sabia que a Clin tinha um coral como este e de grande qualidade técnica. Parabéns a Câmara por nos dar esta oportunidade, disse a aposentada Clélia Félix de Sá, de 69 anos que veio do Barreto especialmente para as comemorações do aniversário da Câmara.
Logo após a apresentação do Coral da Clin, o historiador Marcos Vinícius Macedo Varela fez uma palestra no plenário da Câmara destacando a importância do legislativo de Niterói na consolidação da democracia e traçando uma linha histórica dos 190 anos do legislativo de Niterói. Em seguida, no palco foi a vez do Coral do projeto Gugu se apresentar, esquentando o público para a entrada da Banda Municipal Santa Cecília, que fez um concerto de aproximadamente uma hora, terminando a apresentação com o Hino Nacional, enquanto as bandeiras do município, do estado e do Brasil eram hasteadas. Logo em seguida foi à vez do grupo de hip-hop do professor Luciano, formado por idosos da cidade se apresentar, enquanto que no Plenário, antecipando a sessão solene, os poetas do Grupo Nuance de Arte de Dizer apresentavam ao público, em homenagem à data, uma série de poesias selecionadas pelos imortais da Academia Fluminense de Letras.
Ponto alto das comemorações, a Sessão Solene comemorativa dos 190 anos da Câmara, prestou uma homenagem especial aos ex-presidentes da Casa, Donald Guimarães, Antonio Morgado, Wolney Trindade, Fernando Nery, José Vicente Filho, Fernando de Oliveira Rodrigues e Comte Bittencourt, estes dois últimos representados pelo filho Gabriel de Oliveira Rodrigues e pela secretária de Educação de Niterói, Maria Inês de Oliveira respectivamente.
Em seguida foram homenageados os presidentes do Tribunal de Contas e do Tribunal de Justiça, José Maurício Nolasco e Luiz Zveiter, respectivamente, o Prefeito Jorge Roberto Silveira e o Governador Sérgio Cabral, que impossibilitado de comparecer, foi representado pelo Subsecretário da Região Metropolitana, Alexandre Felipe. Já o Presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Picciani, que também não pode estar presente, será homenageado em uma data posterior pela Câmara.
A Sessão Solene foi aberta pela Orquestra Jovem do Projeto Aprendiz da Prefeitura de Niterói que fez um breve concerto e entoou o Hino Nacional. Também a Companhia de Teatro Procópio Ferreira fez uma esquete teatral, representando a primeira sessão solene ocorrida em 1819 e foi apresentada aos presentes a ata de instalação da Câmara, assinada por José Clemente Pereira, primeiro chefe do legislativo de Niterói.
As comemorações terminaram com um grande show popular nas escadarias da Câmara com o cantor e compositor Marcus Lima e em seguida a escola de samba acadêmicos do Cubango com apresentação de componentes da bateria, passistas, compositores e a ala da Velha Guarda da escola.
Texto: Assessoria de Comunicação da Câmara.