A Organização das Nações Unidades para a educação, ciência e cultura (Unesco) espera a indicação de alguém para assumir sua direção geral. Atualmente o posto é ocupado por Koichiro Matsuura, e o Governo Brasileiro tem nesse momento a oportunidade de indicar um nome. A classe artística, juntamente com outros setores da sociedade civil, lançou o nome do Senador Cristovam Buarque para ocupar esse cargo.
Ao longo de anos Cristovam vem sendo identificado no Exterior como o promotor de diversas idéias relacionadas com um novo modelo de desenvolvimento, baseado na educação e no desenvolvimento sustentável. É dele a idéia da revolução pela educação, Cristovam foi presidente do Conselho da Universidade das Nações Unidas Para a Paz, Governador do Distrito Federal, Ministro e parlamentar do Mercosul. Atualmente, é membro do Conselho Consultivo da UNESCO pela Educação e um dos Senadores mais influentes do nosso país.
Ele tem o apoio de lideres da comunidade internacional, como o ex-presidente e primeiro Ministro de Portugal, Mario Soares; o ex-diretor geral da UNESCO, Frederico Mayor e o Senador Chileno, Carlos Omiani. Além desses importantes apoios, todos os senadores da república assinaram o documento de adesão à candidatura do colega Cristovam Buarque.
Para lançar a candidatura do Senador, a Associação dos Produtores Teatrais Independentes (APTI), está fazendo um abaixo assinado que será entregue ao Presidente Lula.
Para fazer parte do abaixo assinado acesse: http://www.apti.org.br/unesco.html