A convenção do PDT, realizada ontem no Rio, definiu as candidaturas de Cristovam Buarque para Presidente da República e de Carlos Lupi para o governo do Estado, além da nominata da candidatos a deputado federal e a deputado estadual.
São candidatos por Niterói para deputado federal o vereador ZAF e o deputado André Costa. Para deputado estadual o partido lançou o ex-Prefeito João Sampaio.
O senador Cristovam Buarque (DF) foi escolhido ontem, dia 19/06, pela convenção do PDT, no Rio de Janeiro, candidato do partido à presidência da República por 236 votos contra 97. Sessenta e oito não compareceram à convenção, que tinha 429 delegados, totalizando 464 votos – uma vez que alguns delegados tinham direito a mais de um voto. Carlos Lupi também foi confirmado em convenção regional como candidato do PDT ao governo do Estado.
Não tínhamos o direito de deixar a bandeira do PDT fora destas eleições, pois nos próximos dias assistiríamos não a um debate, mas a uma disputa, como num ringue de boxe, entre dois candidatos. Um dizendo que fez mais, outro dizendo que roubou menos afirmou o senador.
O presidente do partido, Carlos Lupi, também teve seu nome homologado. Ele será o candidato do PDT ao governo do Rio de Janeiro. Lupi agradeceu a vitória diante de um auditório lotado com mais de mil pessoas e pediu o engajamento de todos na campanha. Ao seu lado, Cristovam afirmou que só o PDT falará para 40 milhões de jovens, metade deles expostos ao risco do crime e metade sem futuro, mas que a partir de agora podem acreditar numa revolução na educação, com escola em tempo integral para todos.
A convenção começou às 14h30 com uma definição sobre a modalidade de voto – aberto ou fechado – para a homologação do nome de Cristovam. Venceu o voto aberto e foi assegurada a palavra aos representantes de todos os estados para encaminharem a votação.
Com o resultado confirmado, Buarque pegou o microfone e disse que suas primeiras palavras eram para os 97 delegados que votaram contra a candidatura própria à Presidência, pois sua voz havia sido escutada num processo democrático.
Não pedi um só voto, mas aceito o desafio que o partido me faz. Vou brigar nas ruas com uma campanha que empunhará a bandeira com os ideais de cada um e cada uma de vocês. O partido me escolheu para brigar. Vamos levar ao povo brasileiro uma verdadeira opção de mudança, onde a educação será o grande diferencial para acabar com a apharteid social que assola o país hoje. Sou um soldado. E como tal, já estou em campanha encerrou Cristovam