Nesta última quinta-feira, 09/02, foi inaugurado o quartel do Corpo de Bombeiros da Região Oceânica; coroando uma luta de mais de quinze anos dos moradores. Felipe Peixoto está satisfeito por ter participado desta luta ao lado dos moradores, das autoridades da sociedade civil, da Prefeitura e do Governo do Estado. Foi um momento de grande comemoração e quero deixar aqui minhas congratulações para todos que participaram deste movimento que foi, sem dúvida, uma grande conquista da RO. ressalta o vereador.
No quartel ficará sediado o 4º G Mar, que se responsabilizará pelo atendimento na área urbana, com prioridade no salvamento marítimo e nas áreas de interesse ambiental, protegendo as reservas florestais.
Confira a cronologia de luta do Corpo de Bombeiros no “veja mais”.
Corpo de Bombeiros da RO, cronologia de uma luta
A unidade inaugurada terá estrutura para atendimento básico de afogados e será equipado com veículos adaptados, com efetivo de 124 guarda-vidas e 90 combatentes para as demais ocorrências. A área de atuação do quartel será as regiões de Leste e Oceânica de Niterói.
A construção do quartel do Corpo de Bombeiros, antiga reivindicação dos moradores da Região Oceânica, irá melhorar o atendimento, prejudicado pela grande distância dos quartéis do Centro e de Charitas. Esta luta vem se desenrolando ao longo de 15 anos, conforme cronologia apresentada abaixo:
Princípio dos anos 90 começa o movimento para implantação de unidade do Corpo de Bombeiros.
1993 – Lei 1241/93, a Câmara autoriza a realização de convênio para seção de área para a construção de uma unidade.
2001/2002 – A SOPRECAM Sociedade Pró-Preservação Ecológica de Camboínhas, sede ponto para ser utilizado como base ao destacamento do Corpo de Bombeiros, em caráter provisório, durante o verão.
Agosto de 2002 – emenda apresentada à Lei Municipal 2017, por Felipe, autoriza a seção da área de 3.500m2 onde hoje se encontra o quartel do Corpo de Bombeiros.
Setembro de 2002 – criado grupo de trabalho formado por técnicos da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros, do CCRON e do gabinete de Felipe Peixoto, com objetivo de estudar e elaborar o projeto do quartel.
6 de agosto de 2003 – Felipe, como Secretário da Região Oceânica, participa do ato de assinatura do protocolo de intenções entre a Prefeitura e Governo do Estado para viabilizar o quartel.
17 de janeiro de 2004 inicio da construção do quartel
Fevereiro de 2005 – Felipe apresentou requerimento solicitando cronograma da obra. A Prefeitura respondeu que em 90 dias a obra estaria concluída.
Dezembro de 2005 Felipe recebe a Medalha Mérito Avante Bombeiro, como reconhecimento dos serviços prestados a corporação.
Janeiro de 2006 Perfeito entrega a chave do quartel ao comando do Corpo de Bombeiro