Corpo de Bombeiros da RO, uma luta de 15 anos da comunidade

Os moradores da Região Oceânica reivindicam um destacamento do Corpo de Bombeiros desde princípios dos anos 90, em vista da distância do quartel do 3º GBM, que prejudica o socorro pelo tempo de deslocamento para a região, muitos casos, fundamental para um atendimento eficiente.

Os moradores da Região Oceânica reivindicam um destacamento do Corpo de Bombeiros desde princípios dos anos 90, em vista da distância do quartel do 3º GBM, que prejudica o socorro pelo tempo de deslocamento para a região, muitos casos, fundamental para um atendimento eficiente.

Em 1993,através da Lei 1241/93, a Câmara autoriza a realização de convênio para seção de área para a construção de uma unidade.

A SOPRECAM (Sociedade Pró-Preservação Ecológica de Camboinhas) oferece o ponto para ser utilizado como base ao destacamento do Corpo de Bombeiros, em caráter provisório. É assinado convênio com a Secretária de Estado de Defesa Civil, para uso da antiga estação de tratamento de esgotos por um período de 180 dias a partir de outubro de 2001. A utilização só foi realizada durante verão2001/2002.

O então Presidente da Câmara Comte Bittencourt sanciona, em 2 de agosto de 2001, a Lei 2017/02, que contempla emenda apresentada pelo vereador Felipe Peixoto (PDT), aprovada em 02 de agosto de 2002, autorizando a seção de área de 3.500 m2, situada na Estrada Francisco da Cruz Nunes, junto a rotula do Engenho do Mato, para construção de um quartel para o Corpo de Bombeiros.

Em setembro de 2002 foi criado um grupo de trabalho, formado pela Secretária de Urbanismo, EMUSA, 3º GBM e gabinete do vereador Felipe Peixoto, com objetivo de estudar e elaborar o projeto do quartel. Segundo informações da Prefeitura a verba inicial para construção do quartel era de R$ 500.000,00.

Com o projeto concluído e a autorização legislativa feita com a emenda do vereador Felipe Peixoto, no dia 06 de agosto de 2003 é, então, assinado protocolo de intenções entre a Prefeitura e Governo do Estado em que o Município se responsabiliza pela construção da unidade e o Governo do Estado com os equipamentos e o pessoal. Participaram da assinatura o Prefeito Godofredo Pinto, o Secretário de Estado de Defesa Civil Cel. Carlos Alberto de Carvalho e como testemunhas o Deputado Estadual Comte Bittencourt e o Vereador Felipe Peixoto.

A construção do quartel começou no dia 17 de janeiro de 2004, onde será a sede do 4º Grupamento Marítimo -GEMAR, com atendimento para área urbana e florestas, porém com prioridade para salvamento marítimo. Em fevereiro de 2005, o vereador Felipe Peixoto apresentou Requerimento nº 39/05 solicitando cronograma da obra e recebeu resposta da EMUSA informando que a previsão para a conclusão era de 03 meses(junho de 2005). Posteriormente a Prefeitura anunciou através de sua página na internet a entrega da obra para 17 de novembro.

Finalmente foi anunciada entrega das chaves ao Governo do Estado, para o dia 12 de janeiro, portanto, 02 anos após seu início. De acordo com informações do Comando do Corpo de Bombeiros a unidade entrará em operação em meados de fevereiro, antes do carnaval, após as obras finais de urbanização da área externa. O quartel terá estrutura para atendimento básico para afogados e será equipado com veículos adaptados e contará com 124 guarda-vidas e 90 combatentes para as demais ocorrências.

A área de atuação do quartel será: as regiões de Leste e Oceânica de Niterói e as praias município de Marica; regiões onde ocorrem números significativos de atendimentos: afogamento, colisões de veiculo e incêndios em vegetação. A transferência do Grupamento de Charitas para o novo quartel, irá diminuir o tempo de atendimento, se enquadrando do tempo máximo exigido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), melhorando o atendimento de toda a cidade.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM