Revitalização da via, que liga Niterói a São Gonçalo, beneficiará milhares de pessoas
As obras de revitalização do trecho de sete quilômetros da rodovia RJ-100, conhecido como Estrada Velha de Maricá (que liga Niterói a São Gonçalo), foram retomadas nesta semana. Foi o que constatou Felipe Peixoto em visita ao local nesta quinta-feira, dia 30. A recuperação do asfalto entre a localidade de Paciência e a 75ª DP (Rio do Ouro) segue a todo vapor. A melhoria é possível graças à atuação de Felipe, que solicitou a reestadualização da via e também lutou pelo início das obras, à época em que foi secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.
Orçado em R$ 17 milhões, o projeto inicial prevê a drenagem, terraplanagem, pavimentação, alargamento de pistas e, em um segundo momento, a duplicação de mais de um quilômetro do trecho entre a localidade de Boqueirão ao chamado viaduto de Maria Paula, no Baldeador, entroncamento com a RJ-104 (Niterói-Itaboraí).
Para Felipe Peixoto, que acompanha as obras desde que elas foram iniciadas há um ano, a revitalização é essencial para toda a região, uma vez que trata-se de uma importante via de ligação entre municípios da Região Metropolitana.
– Apesar da crise enfrentada pelo Estado, o cronograma deve continuar. A expectativa é que a situação financeira do Governo melhore, para que a obra possa ser concluída, beneficiando milhares de pessoas. O próximo passo será a desapropriação da região da Serrinha. Vou acompanhar sempre esta obra por causa da importância dela para a nossa região e porque sempre lutei, tanto como homem público como morador, para que ela se transformasse em realidade – disse Felipe Peixoto.
O projeto – Idealizado por Felipe Peixoto, na ocasião à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), e coordenado pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER-RJ), o projeto de revitalização da RJ-100 (orçado em R$ 17 milhões) é executado pela Construlagos Construtora Ltda, vencedora de licitação. A empresa utiliza um processo ultramoderno de reciclagem do asfalto, que tritura até 20 centímetros abaixo do solo, transformando tudo em um único material que serve como nova sub-base para receber mais duas camadas de asfalto. As obras foram iniciadas no primeiro semestre de 2014, começando pelo trecho que vai do Boqueirão (onde fica o canteiro de obras) até a Praça de Maria Paula.