Modelo de funcionamento do Rio Imagem e da Upa motivou o encontro que aconteceu nesta segunda, dia 23
O Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado – o Rio Imagem, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), em Copacabana, foram as duas unidades da Secretaria de Estado de Saúde que receberam a Comitiva de Gauteng, uma província da África do Sul, nesta segunda-feira, dia 23/03. Antes da visita, os representantes da província africana se encontraram com o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, que apresentou os formatos de atendimento das unidades.
– O interesse em conhecer a estrutura da saúde pública do Rio de Janeiro se deu porque, segundo eles, o perfil da população da província de Guateng é semelhante ao da população fluminense. Nosso modelo de atendimento em unidades como as UPAs e o Rio Imagem se consolidou e por isso, estamos sendo referência para outros países. As UPAs, por exemplo, já serviram de padrão para o atendimento na Argentina – explicou Felipe Peixoto.
A proposta das visitas às unidades foi fazer com que os membros da comitiva seguissem realmente todo o fluxo da assistência. Os visitantes acompanharam a entrada, o atendimento e os procedimentos adotados até a saída do paciente. Também foram expostos os formatos de regulação dos usuários, disponibilização de vagas para agendamentos de exames de imagem, entre outros processos.
Um dos pontos que despertaram a atenção da comitiva foi a classificação de risco nas UPAs, sob a responsabilidade da equipe de enfermagem.
– Para eles, foi um diferencial o fato de o atendimento inicial ser feito por um profissional da saúde, e não por um atendente administrativo. Este é o ponto que faz com que os casos de maior gravidade sejam atendidos com prioridade – destacou Elson Baleiro, coordenador das UPAs.
A comitiva de Gauteng foi recebida também por representantes das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Segurança e de Cultura.
Fonte: SES-RJ