Canal de comunicação entre usuários e unidades de saúde pública teve um aumento na adesão dos municípios de 144%, de 2012 para 2014
Por Patrícia Gualberto
O Dia Nacional do Ouvidor foi comemorado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) reunindo profissionais que atuam no segmento, nesta segunda-feira, dia 16/03, no Hotel São Francisco, no Centro. Com objetivo de celebrar a data e discutir os avanços da ouvidoria das unidades de saúde, o evento contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Felipe Peixoto, que ressaltou a importância de ouvir as demandas e sugestões dos usuários.
– Este é o momento ideal para empregar o conselho do governador Luiz Fernando Pezão: “quem ouve mais erra menos”. Sem dúvida, isto é o que norteia o serviço da Ouvidoria, que tem destaque e relevância na gestão da saúde, pois é preciso conhecer as demandas e escutar o paciente para melhorar a assistência – declarou o secretário de estado de saúde, Felipe Peixoto.
A ampliação das ouvidorias vem acontecendo com o programa de incentivo aos municípios. Em 2012 havia 25 unidades municipais e em 2014 este quantitativo subiu para 61, ou seja, um crescimento de 144%. Este processo foi alcançado através do Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI), da SES, que repassa recursos para a ampliação das ouvidorias, assim como com os recursos destinados para as secretarias municipais de saúde (SMS) para que implantassem os serviços de ouvidoria.
Além do incentivo financeiro do Estado, a equipe técnica da Ouvidoria SES realiza Fóruns Regionais com os ouvidores das SMS com o objetivo de apoiar tecnicamente a atividade.
– A SES tem cumprido a missão de promover o canal de participação entre o cidadão e o estado. Destaco o processo de descentralização das ouvidorias: hoje, 37 unidades da rede estadual têm os serviços instalados nas próprias unidades, exercendo suas atividades de apoio aos diretores hospitalares. Este processo conta com o apoio técnico do núcleo central e tenta resolver as questões levadas pelos usuários – afirmou a ouvidora geral da SES, Márcia Lopes.
O evento teve a palestra da Ouvidora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cristina Ayoub Riche, e reuniu funcionários das ouvidorias das unidades hospitalares da SES, assim como representantes dos hospitais que recebem recursos do PAHI e das secretarias municipais de saúde. Ainda estiveram representados o Conselho Estadual de Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.
Ouvidoria SES – Em sete anos de funcionamento, a Ouvidoria da Secretaria de Estado de Saúde atua no atendimento a população como um canal de recebimento de reclamações, sugestões, questionamentos e/ou elogios no atendimento das unidades de saúde do Estado.
O teleatendimento, que funciona através do 0800 025 5525, é o meio que detém a maior parte das demandas. O atendimento telefônico funciona 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados. Uma equipe treinada faz os atendimentos. Todos os casos são encaminhados à Ouvidoria, que cuida da apuração das informações com o setor responsável. As respostas para os usuários levam até dois dias úteis para os casos de urgência e emergência. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de todo o estado, através de telefones fixos, móveis e públicos.
Prêmios – Há cinco anos seguidos, a ouvidoria da Secretaria de Estado de Saúde é premiada com o Prêmio Qualidade Rio, que visa prestigiar as instituições fluminenses que se destacam pela excelência do seu modelo de gestão, entre organizações públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro.
Canal de comunicação – A Ouvidoria da SES-RJ também é considerada uma importante ferramenta de defesa da população, no telefone 0800 025 55 25 ou pelo e-mail ouvidoria@saude.rj.gov.br. O atendimento presencial ou endereço para correspondências é Rua México, 128, sala 514, Centro, das 9h às 17h. Cabe a ouvidoria SES o atendimento, ainda as solicitações do Portal Fale com a Gente.
Fonte: SES-RJ