Projeto piloto visa benefícios para o turismo e o meio ambiente de Niterói
Em mais uma ação voltada ao meio ambiente, o deputado estadual Felipe Peixoto (PDT) acaba de apresentar na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) a indicação nº 382/2014, que propõe estudos sobre a implantação de recifes artificiais multifuncionais marinhos na praia de Piratininga, na Região Oceânica de Niterói. Além de proporcionar a formação de um novo ecossistema marinho com a proteção da costa, a tecnologia vai gerar uma série de incentivos ao turismo. Denominada de Projeto Piloto de Recifes Artificiais Multifuncionais, a proposta já foi protocolada nesta terça-feira, dia 25.
– O foco é preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, criar mecanismos voltados para o turismo, esporte e até pesquisas. Pelo projeto, teremos em Piratininga um banho de mar mais seguro, áreas sobre o recife com ondas para a prática de surf e mergulho, e ainda regiões privilegiadas para pesquisas oceanográficas, geológicas e biológicas – adianta o deputado Felipe Peixoto.
Benefícios – A proposta prevê também o acompanhamento de estudo de viabilidade econômica e medidas de educação ambiental para as comunidades de pescadores tradicionais locais, com a definição de proteções necessárias para a reconstrução definitiva do calçadão da praia, comprometido por erosões e outros fatores causados por ressacas. O projeto possibilitará ainda ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), estabelecer pactos de atuação conjunta com órgãos do município de Niterói.
Praia de Piratininga – Uma das regiões de Niterói onde a importante atividade da pesca tradicional é mantida, Piratininga tem forte vocação para o lazer e o turismo, mas ainda não alcançou o máximo das potencialidades. A praia vem sofrendo processo contínuo de erosão que vem provocando não só a destruição do calçadão, como perigos ao banho de mar em alguns pontos, na maioria dos meses do ano, problemas que seriam amenizados com o projeto do deputado Felipe Peixoto.
Por Natália Lima