Felipe Peixoto acompanha mais uma manhã de obras na RJ-100

Operários estão no trecho Maria Paula-Rio d´Ouro, que tem sistema de pare e siga na localidade de Paciência

Em fase de preparação de solo e substituição asfáltica, a revitalização de sete dos 14 quilômetros da RJ-100 (antiga Estrada Velha de Maricá, que liga a RJ-104, em Niterói, à RJ-106, em São Gonçalo) prossegue no sentido Praça de Maria Paula-Rio d´Ouro. Como em alguns pontos as escavações chegam até um metro de profundidade, é preciso a interdição de pista com o tráfego no sistema “pare e siga” de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h. Autor do projeto de reestadualização da via decretada em setembro do ano passado, o que proporcionou a licitação para a obra iniciada há três meses, o deputado estadual Felipe Peixoto (na época à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, a Sedrap) acompanha os trabalhos com, pelo menos, uma visita semanal à estrada.

– Abracei a revitalização da RJ-100 porque ela é fundamental para a mobilidade no dia a dia de Niterói, São Gonçalo e municípios vizinhos como Itaboraí e Maricá. Mas, sem dúvida, as melhorias terão reflexos até na Região dos Lagos, envolvendo milhares de pessoas, em um universo bem maior do que podemos mensurar no momento. Esta via é tão importante que o governador Pezão autorizou um segundo projeto para a inclusão de calçadas, meios-fios e pontos de acessibilidade como rampas no projeto original – diz o deputado, que nesta terça-feira, dia 05, estava acompanhado do vereador Paulo Henrique (PPS)

Nas visitas semanais, Felipe Peixoto busca informações com técnicos da empresa Construlagos Construtora (vencedora da licitação realizada no último mês de março) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão da Secretaria Estadual de Obras responsável pela fiscalização e pela elaboração final do projeto sugerido pela Sedrap. Mas em especial, interage com moradores e usuários da RJ-100, ouvindo sugestões e críticas à obra. “Foi numa dessas conversas que percebi a necessidade de patrulhamento na via, com minha solicitação prontamente atendida pelo Comando do Batalhão de Polícia Rodoviária da PM, que opera na via desde o dia 25 de julho”, ressalta Felipe.

As obras começaram há três meses com a drenagem da Rua França, serviço fundamental para eliminar alagamentos na localidade de Boqueirão, ponto do canteiro de obras e onde, em 18 de junho, foram iniciados os trabalhos de substituição de solo que prosseguem rumo ao Rio d´Ouro. Mais de um quilômetro do Boqueirão até a Praça de Maria Paula já recebeu asfalto, faltando apenas 50 metros para a conclusão, quase chegando à pracinha. “É que identificamos a necessidade de obras de drenagem neste ponto, antes do novo asfalto”, explica o engenheiro Marcelo Nunes, da Construlagos. 

A comerciante Elizangela Monteiro, de 46 anos, foi uma das pessoas que conversaram com o deputado Felipe Peixoto na visita desta semana. Desde 2003 com um comércio próximo à pracinha de Maria Paula, às margens da RJ-100, ela lamenta os transtornos causados pelo projeto, mas comemora a obra. “Sabemos de todo o processo estressante que envolve uma obra. Sempre tem uma dor de cabeça enquanto acontece. Mas depois de finalizado, a gente sabe que é uma maravilha. Principalmente uma obra como essa da RJ-100, que vai trazer benefícios para todos.”

Maria Rosa, de 70, é outra que comemora a obra. “Conheci a estrada ainda de chão e vi cair o primeiro asfalto. É muito bom ter vivido para ver essa mudança acontecer. Estou muito feliz, sei que vai mudar a vida de toda a minha família e moradores daqui que durante anos conviveram com a poeira e a lama na porta de casa em dias de chuva.”

Expansão – Orçado em R$ 17 milhões, o projeto inicial prevê drenagem, terraplanagem, pavimentação, alargamento de pistas e a duplicação de 1,1 quilômetro do Boqueirão ao chamado viaduto de Maria Paula, no Baldeador, entroncamento com a RJ-104 (Niterói-Itaboraí). Em continuidade à ampliação das rodovias estaduais essenciais para o escoamento do tráfego da região, um projeto com investimentos de R$ 50 milhões revitalizará, em uma segunda fase, parte da RJ-104 com obras como a construção do viaduto de Jardim Catarina, em São Gonçalo. 

Por Leonardo Scheuer

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM