Atleta é reconhecido mundialmente por seus títulos no Bodyboard
O deputado estadual Felipe Peixoto (PDT) ingressou na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta quinta-feira, 22, com Indicação para conceder ao atleta Guilherme Tâmega, o Título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. A Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.
Guilherme Tâmega é reconhecido por seus sete títulos mundiais no Bodyboard. Sua história no esporte começou em 1985, quando aos 13 anos de idade, na praia de Itacoatiara, em Niterói, conquistou sua primeira final de campeonato.
Profissionalizou-se em 1989, chegando a final internacional do circuito de Bodyboard na Austrália. No mesmo ano, venceu o Campeonato Brasileiro Profissional, título que conquistou também em 1991, 1992, 1993 e 1994, ano que conquistou seu primeiro título mundial.
Nos anos subsequentes, Tâmega venceu, consecutivamente, o Torneio Mundial até 1997, quando chegou ao seu tetracampeonato. Nesse mesmo ano, foi Campeão Panamericano. Em 2000, conquistou seu sexto título brasileiro.
Em 2002, venceu pela sexta vez o mundial do esporte, sagrando-se o segundo maior campeão do mundo na modalidade. Hoje o Bodyboard é um dos esportes mais praticados no Brasil, com uma estimativa de 500 mil atletas, sendo o Estado do Rio o de maior concentração de praticantes.
“Guilherme Tâmega, por todos os seus títulos e sua história de sucesso no Bodyboard, contribuiu para que a modalidade fosse reconhecida nacionalmente”, justifica o deputado Felipe Peixoto que também propôs indicações de moção de aplausos a outros atletas do segmento.
Por Leonardo Scheuer