Fiperj é uma das entidades organizadoras do evento que acontece no final deste ano
O estado do Rio de Janeiro vai receber, neste ano, o 13º Encontro Nacional de Ranicultura (ENAR) e o 4º Encontro Internacional de Ranicultura – International Meeting on Frog Research and Technology (TECHNOFROG) –, que acontecerão ao mesmo tempo com o tema: “Passado, Presente e Futuro: Produção, Inocuidade e Sustentabilidade”. O evento tem apoio do Governo do Estado, através da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), que é vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) e está auxiliando na organização. Serão quatro dias de evento, com minicursos, palestras, mesas-redondas, rodadas de negócios, exposições de trabalhos e apresentações científicas.
Duas reuniões já foram realizadas na sede da Fiperj, no Centro de Niterói, para começar a definir os detalhes dos encontros, previstos para acontecer em setembro, no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), unidade de Bonsucesso, no Rio. A universidade é parceira da Fundação na área de ranicultura.
Fazem parte da comissão executiva os pesquisadores da Unidade de Pesquisa de Guaratiba da Fiperj, José Seixas e Silvia Mello, presidente e vice-presidente, respectivamente; e representantes da Sedrap, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Cooperativa Regional de Piscicultores e Ranicultores do Vale do Macacu e Adjacências (COOPERCRÃMMA), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-Rio); além de professores doutores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Evento – O ENAR teve início com a organização e apoio do Ministério da Agricultura e sua primeira edição foi realizada em 1977. É o principal encontro da atividade no país que reúne técnicos, pesquisadores e produtores. Esta será a terceira vez que acontece no estado do Rio de Janeiro. Já em 1995, junto com o VIII ENAR, aconteceu o primeiro TECHNOFROG, com o objetivo de trazer para os brasileiros uma visão diferenciada da ranicultura em diversos países. O último ENAR e TECHNOFROG aconteceu em Uberlândia, em 2011, onde foi criada a Sociedade Brasileira de Ranicultura (SBR), com o objetivo de organizar os encontros nacionais. A cada encontro, um novo vice-presidente da SBR é eleito e o antigo vice se torna presidente, tendo a responsabilidade de organizar o próximo ENAR.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional