Projeto que prioriza mobilidade vai beneficiar milhares de moradores de Niterói e cidades vizinhas
O Governo do Estado iniciou na última quinta-feira, dia 6, as obras na RJ-100 (antiga Estrada Velha de Maricá), que começa na RJ-104 (Niterói-Itaboraí), na altura do Viaduto de Maria Paula, e termina em Rio do Ouro, na RJ-106 (a Rodovia Amaral Peixoto), de acesso à Região dos Lagos passando por Maricá. Os trabalhos fazem parte de um amplo projeto elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) para beneficiar diretamente milhares de moradores de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, e até municípios da Baixada Litorânea.
As atividades começaram com levantamentos topográficos feitos por técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) e a limpeza básica no entorno do viaduto, com a licitação para as obras de duplicação e recapeamento marcada para a próxima quinta-feira, dia 13. Importante via de ligação entre Niterói e São Gonçalo, a RJ-100 está sem receber obras expressivas há anos, desde que foi repassada à Prefeitura de Niterói.
– O problema é que a maioria dos 9 quilômetros da estrada pertence a São Gonçalo. Por isso, interagi com o governador para que a via fosse de novo estadualizada”, disse o secretário estadual Felipe Peixoto que, à frente da Sedrap, conseguiu em setembro, por meio de decreto assinado pelo governador Sérgio Cabral, garantir a reestadualização da RJ-100.
A obra – Essas primeiras intervenções acontecem em duas etapas, começando pela duplicação de mais de um quilômetro do trecho entre a RJ-104 (Viaduto de Maria Paula) até a localidade de Boqueirão, em Maria Paula, e seguindo com a pavimentação, sinalização e criação de ciclovia entre Maria Paula e Rio do Ouro. Depois, será a vez da implantação da terceira faixa na Serrinha, no trecho entre o trevo de Maria Paula até a RJ-106, em Rio do Ouro.
– O primeiro impacto positivo será a duplicação do trecho entre a RJ-104 e trevo de Maria Paula, que se encontra em péssimo estado de conservação. São intervenções necessárias e urgentes para desafogar o trânsito da região, onde é visível o excesso de ônibus e carros, em trechos muito estreitos.
Na RJ-104 – Além da RJ-100 (orçada em R$ 16 milhões), o projeto contemplará em uma segunda fase a RJ-104, que – com investimento de R$ 50 milhões e licitação prevista para acontecer até o fim de fevereiro – será duplicada no trecho de ligação com a BR-101, ganhará viaduto no Jardim Catarina, em São Gonçalo, e até um binário no Barreto. A ideia é transformar a rodovia em alternativa para desafogar o trânsito proveniente dos municípios de São Gonçalo e Maricá, além de Niterói, especificamente dos bairros de Pendotiba e da Região Oceânica em direção ao Rio de Janeiro.
O impacto também será sentido no Fonseca (Alameda São Boa Ventura), Estrada Caetano Monteiro (Pendotiba) e nas principais vias da Zona Sul de Niterói, que terão o fluxo aliviado. Segundo levantamentos de 2012 do DER, 30% dos veículos que transitam no sentido Manilha-Niterói são ônibus e caminhões, dando à via um movimento bem pesado
Licitação – Conforme edital de licitação, a empresa vencedora terá o prazo de 304 dias corridos para conclusão das obras de terraplanagem, drenagem, pavimentação e serviços complementares no trecho RJ-104, viaduto de Maria Paula e da RJ-106 ao Rio do Ouro.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional