Nova unidade vai ampliar atendimento no Mercado de Irajá e bairros vizinhos
Com o novo escritório do Sebrae/RJ inaugurado nesta quinta-feira, 23, no Mercado Produtor de Irajá, na Zona Oeste do Rio, a Ceasa-RJ passa a contar em sua estrutura com uma unidade para atendimento diversificado a comerciantes, permissionários, empreendedores, micro e pequenos empresários. A conquista é resultado da parceria entre as duas empresas que interagiram para melhorar a prestação de serviço iniciada em 2012 no universo de 800 empresas, 1.953 microempresas e 1.852 microempreendedores individuais. Com a chegada do novo escritório, a proposta é atender também bairros vizinhos (como Pavuna e Anchieta) no esclarecimento de dúvidas sobre gestão, capacitação, planos de negócios, pesquisa de mercado, consultorias e formalização, entre outros assuntos.
O evento de inauguração reuniu uma série de autoridades da área de abastecimento, como os diretores e o presidente da Ceasa-RJ, Leonardo Brandão, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, que destacou a importância da presença do Sebrae no polo.
– Único polo público de comercialização de hortifrutigranjeiros da região, o Mercado de Irajá é fundamental para a distribuição da produção agrícola do Estado do Rio. Quando assumi a Secretaria, uma das primeiras necessidades pontuadas foi a de trazer o Sebrae para Irajá, em busca de parcerias para projetos de requalificação que garantam a transformação do mercado que reúne um enorme contingente de permissionários, comerciantes, produtores e prestadores de serviços. O escritório será um local permanente de capacitação para esse público – destacou o secretário.
Evandro Pessanha, diretor do Sebrae, aproveitou o evento para falar sobre os projetos para 2014 no Mercado de Irajá, onde a ideia é desenvolver um plano de eficiência energética com duas empresas piloto indicadas pela Ceasa. “O objetivo é apontar aos permissionários a melhor forma de utilizarem os recursos energéticos para gastarem menos. Nosso perfil econômico tem na área de alimentos uma grande fileira de negócios que vai do produtor rural ao consumidor, passando pelos comerciantes e abrangendo estabelecimentos como restaurantes”.
Representando a agricultura familiar do Estado, a gerente geral da União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (Unacoop), Margareth de Carvalho Teixeira, destacou os benefícios que o escritório do Sebrae trará a esse público. “O Sebrae atua na facilitação de acesso ao crédito, ao Pronaf e na emissão de notas fiscais, por exemplo. Serviços que, na maioria das vezes, o pequeno agricultor tem dificuldade de realizar. Com um ponto aqui dentro, essa realidade vai mudar. Afinal, estamos na casa do produtor”.
Sebrae em Irajá – A atuação do Sebrae no Mercado de Irajá começou em maio de 2012, sendo que ao longo de 2013 foram realizadas, aproximadamente, 1.500 orientações empresariais, fornecidas 250 informações diversas e prestadas 56 horas de consultoria, além de 29 capacitações e atendimento a 539 empresas. O novo escritório fica na loja 12 do prédio da Administração da Ceasa, na Avenida Brasil 19.001, em Irajá. Na nova unidade, empreendedores, micro e pequenos empresários poderão esclarecer dúvidas sobre gestão, capacitação, planos de negócios, pesquisa de mercado, consultorias e formalização, entre outros assuntos.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional