Governo do Estado investe em cicloturismo como incentivo ao uso de bicicletas

De olho na mobilidade, Sedrap lança neste domingo, 26, projeto com visitas guiadas pelo Centro de Niterói

De olho em ações que auxiliem a mobilidade nos grandes centros, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) escolheu Niterói para lançar, neste domingo, dia 26, uma frente inovadora de incentivo ao uso de bicicletas. É o Pedal Cultural, projeto de cicloturismo com visita guiada por pontos históricos, turísticos, culturais e ambientais da cidade. A concentração será às 8h na Praça Leoni Ramos, na Cantareira, de onde o grupo segue em direção ao prédio dos Correios, Paço Municipal, Casa Norival de Freitas, Câmara dos Vereadores, Praça da República, Fórum, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Palácio Araribóia e Teatro Municipal João Caetano. Os interessados em participar devem fazer a inscrição doando uma lata de leite em pó, tendo direito a sorteio de brindes.

A começar pelo Centro de Niterói, o Pedal Cultural vai explorar uma região a cada mês, com roteiros programados para revelar importantes aspectos que muitas vezes passam despercebidos em áreas do cotidiano das pessoas. Unindo o útil ao agradável, o projeto busca também vencer o desafio de incorporar o uso de bikes no dia a dia de um país onde a cultura de progresso ainda é ter carro.

– Para isso, é muito importante a participação de todos os setores, com cada segmento exercendo a sua função. Exatamente como acontece nos países onde o cicloturismo funciona como meio de desenvolvimento da cultura e incremento do turismo. Decidimos começar por Niterói porque a cidade é plana, de fácil locomoção de bicicleta, o que nos permite desbravar pontos turísticos com paradas para contar a história do município. É aproveitar as belezas naturais que temos estimulando o uso das bicicletas também como transporte – diz o secretário de Estado Felipe Peixoto, autor do Estatuto das Bicicletas na época em que foi vereador de Niterói.

Cicloturismo – Maneira saudável, econômica e socialmente responsável de se aventurar, o cicloturismo é uma prática que ganha cada vez mais adeptos no mundo, funcionando como um meio de desenvolvimento da cultura e incremento do turismo. Na Holanda, por exemplo, são oferecidas ótimas condições para o aprimoramento da atividade. Além das ciclovias, foram incorporados ônibus adaptados e estacionamentos próprios para as chamadas bikes, transformando o país em referência mundial para projetos de contribuição ao crescimento urbano e da qualidade de vida. 

Ranking mundial – De acordo com pesquisa encomendada pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de produtores de bicicletas, sendo o quinto maior consumidor do mundo. Em solos brasileiros, inúmeras cidades já adotaram a acolhida do cicloturismo como fomento da economia e forma de divulgar sua cultura e costumes. Um exemplo é Santa Catarina com os circuitos da Acolhida da Colônia, Vale Europeu e Serra e Mar.

Impacto ambiental – Segundo técnicos da Secretaria envolvidos no projeto, o cicloturismo amplia o posicionamento de mercado da cidade turística e auxilia na tomada de decisão por investimento em novos produtos e serviços ao turista, contribuindo para a quebra da sazonalidade e a hospitalidade local. “É uma forma enriquecedora de se conhecer, por exemplo, a história do município presente em edificações, praças, ruas, personagens. Tudo isso gerando o mínimo impacto no ambiente”, destaca o arquiteto Glauston Pinheiro, à frente do projeto da Sedrap com a também arquiteta Mônica Campos.

Serviço

Concentração: Praça Leoni Ramos, Cantareira – Niterói

Dia: domingo, 26 de janeiro de 2014

Hora: 8h

 

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM