Sedrap em busca do selo de certificação sustentável do pescado

Projeto piloto para Olimpíadas 2016 começa com quatro espécies da aquicultura

 
Como desdobramento do acordo assinado com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016, o Governo do Estado do Rio prossegue com as ações que buscam trazer para o Brasil o primeiro selo de certificação sustentável do pescado. O programa é tocado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), que acaba de selecionar quatro espécies da aquicultura para o projeto piloto: a truta da Região Serrana, a tilápia do Noroeste, e a vieira e o beijupirá da Costa Verde. O trabalho prossegue agora com as pescas marítima e lagunar, já estando em avaliação cinco espécies do estado.  

A seleção das espécies da aquicultura foi feita por um grupo de técnicos da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj, órgão vinculado à Sedrap), acompanhado do gerente Laurent Viguie, representante do Aquaculture Stewardship Council, o ASC, um dos principais selos internacionais de aquicultura sustentável. Juntos, eles percorreram as regiões Serrana, Noroeste e Costa Verde, interagindo com produtores para explicar o processo e apresentando as práticas sustentáveis que devem adotar para concorrerem à certificação, dentro do processo que pode se expandir a outras regiões.

O projeto – As visitas terminaram em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste, onde a técnica Carrie Brown-Lima, coordenadora do projeto, esteve com o diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, Augusto Pereira e dos técnicos do Escritório Regional do Noroeste Fluminense Caroline Lisboa, Hilanna Lessa de Souza, José Antônio Moreira Pinto e Paulo Vianna. A Fiperj desenvolve há mais de um ano o projeto de certificação que, além de mostrar que o Estado e o Brasil têm condições de conquistar o selo, busca a melhoria de vida dos produtores e pescadores. Com o acordo, a Sedrap deu mais um importante passo para incentivar práticas sustentáveis e agregar valor ao pescado, deixando um legado de sustentabilidade no setor.

O acordo – Pelo acordo assinado em 3 de dezembro último, o Comitê firmou compromisso de comprar apenas pescado certificado com selos de sustentabilidade para os Jogos 2016. Os produtos serão servidos a atletas, organizadores, demais profissionais envolvidos no evento, assim como nos alimentos à base de pescado comercializados em restaurantes e lanchonetes nos estádios. O Comitê Olímpico Rio 2016 repete no Brasil o modelo de Londres 2012, desde então considerada a primeira sustainable fish city (cidade do pescado sustentável), onde o compromisso público em servir só peixe sustentável já influencia milhões de refeições por ano.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM