Profissionais recebem orientações e inscrevem no Programa de Aquisição de Alimentos
Resultado de uma parceria iniciada ano passado entre a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e a Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ), mais um grupo de 40 pescadores da Colônia de Pescadores Z-21, de São Fidélis, tiveram acesso a informações detalhadas sobre o Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA. Além da palestra ministrada pelo técnico Marden Marques, à frente da Divisão de Fomento à Agricultura Familiar da Ceasa, os profissionais interessados foram cadastrados imediatamente no programa que envolve agricultores familiares (produtores rurais e pescadores artesanais) com venda de até R$ 5.500,00 ao ano de seus produtos para o Banco de Alimentos do Estado.
As informações foram conferidas na palestra ministrada pelo técnico Marden Marques, à frente da Divisão de Fomento à Agricultura Familiar da Ceasa, a pedido de profissionais dos Escritórios Regionais Norte e Noroeste Fluminense da Fiperj, que no dia a dia de suporte aos pescadores, identificaram a necessidade de orientações ao grupo. Os dois órgãos integram a estrutura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, criada há três anos tendo como uma de suas muitas missões integrar ações da Ceasa e da Fiperj, em busca de ampliar o atendimento do Governo do Estado na ponta, como essa palestra, realizada em dezembro em São Fidélis.
Entre os profissionais da pesca artesanal beneficiados com a palestra estavam o presidente da Colônia Z-21, Sirley Ornelas; e o presidente da Associação de Pescadores da Coroa Grande, Elenilson do Espírito Santo. O evento foi também acompanhado pelo chefe do Setor de Abastecimento Social da Ceasa, Roberto Willemen; pelo chefe do Escritório Regional do Norte Fluminense, Luis Bernabé Castillo; e pela chefe do Escritório Regional do Noroeste Fluminense, Caroline Lisbo. Representando a Prefeitura de São Fidélis, estiveram presentes o secretário Municipal de Agricultura, Gilberto França, e o subsecretário de Agricultura, Maycon Cristóvão.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional