Sedrap garante mais incentivo para agricultores familiares da Região Serrana

Ceasa de Nova Friburgo vai abrigar unidade da Cresol

Produtores de 15 municípios da Região Serrana poderão contar, já no primeiro trimestre deste ano, com um núcleo do Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), cuja estrutura é composta exclusivamente por agricultores familiares. Por intermediação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), o primeiro ponto da Cresol no Rio de Janeiro será instalado no Mercado de Conquista, em Nova Friburgo, com as chaves da sala entregues nesta terça-feira, 7.

Na ocasião, o presidente da Ceasa-RJ, Leonardo Brandão (que representou o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto) destacou que o interesse em instalar um ponto da Cresol no Mercado de Friburgo faz parte do cronograma de ações que visam fixar o homem no campo, com apoio e dignidade ao trabalho dos agricultores familiares.

– Ao assumir a Ceasa, a primeira recomendação que recebi do secretário Felipe Peixoto foi priorizar a agricultura familiar. E trazer a Cresol para o Mercado de Conquista é um passo muito importante para agricultores de toda a região. Eles enfrentam diversas dificuldades em ampliar seus negócios, e estamos aqui justamente para ajudá-los – disse Brandão, anunciando que o mercado também cedeu espaço para a instalação do primeiro Sindicato de Agricultores Familiares do Estado.

Segundo Selmo Santos, coordenador do Cresol e responsável pela implantação da unidade, a Região Serrana foi a escolhida por conta do adensamento de agricultores familiares, que torna o local um dos maiores polos de agricultura do país.

Só nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Sumidouro, são cerca de 15 mil agricultores familiares, e sabemos as dificuldades que eles enfrentam na hora de comprar equipamentos e adquirir crédito. Estamos aqui justamente para atuar como intermediários entre esse público e o BNDES, em busca de quebrar os entraves que emperram a vida do agricultor familiar. E não poderia haver na região um ponto mais adequado do que o Mercado de Conquista, referência para encontro e negócios de produtores – destacou Selmo.

Presente na cerimônia de entrega das chaves, o gestor da Cresol, Helder Kasuya, falou sobre o funcionamento do Sistema de Cooperativas.

– Os agricultores familiares são responsáveis pela gestão, garantindo o controle social que reduz a exclusão e transforma os sistemas de produção rumo à sustentabilidade social, econômica e ecológica da produção – disse o gestor, adiantando que faz parte do projeto a implantação de outra unidade em Teresópolis.

Para o presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Nova Friburgo, José Carlos Cardinet, o momento vai contribuir para o fortalecimento da atividade. “Essa parceria da Ceasa com a Cresol vai trazer de volta a dignidade e oportunidade de ampliar nossas perspectivas. Sem dúvidas, a agricultura familiar será fortalecida”.

Já Nilton Joaquim Correa, vice-presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Santa Cruz (Prosa), falou das dificuldades na ampliação dos negócios. “Contamos hoje com cerca de 100 agricultores, e todos vivem essa dificuldade. Há alguns anos, eu mesmo demorei mais de um ano para comprar um trator. Os créditos dos bancos convencionais são muito burocráticos e dificultam nossa vida. Estamos confiantes de que com a chegada da Cresol essa realidade vai mudar”.

Participaram também do evento o presidente da Câmara de Vereadores de Teresópolis, Maurício Lopes; o vereador José Carlos da Estufa, também de Teresópolis; e o vereador Alcir Fonseca, presidente da Comissão de Agricultura de Nova Friburgo. 

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM