Evento contou com participação do vice-governador e do secretário de Estado Felipe Peixoto
As obras de infraestrutura da Caixotaria da Ceasa-RJ foram inauguradas nesta sexta-feira, 20. Iniciado há quase quatro meses, o projeto representou um investimento de R$ 2 milhões, gastos na realização da drenagem e pavimentação de toda a área, além da construção de meio-fio, pátio e 11 ruas de acesso ao setor, de extrema importância para o funcionamento do Mercado de Irajá. Ao todo, mais de duas mil pessoas serão beneficiadas diretamente com a obra.
O vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, esteve presente na inauguração, acompanhado do Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto; do presidente da Ceasa-RJ, Leonardo Brandão; e do secretário Estadual de Obras, Hudson Braga.
– A obra traz melhorias significativas para os comerciantes que aqui trabalham, assim como para os que comercializam no mercado, para o produtor e para nós, consumidores, que recebemos o produto em casa, já que é desse local que saem as caixas por onde passam grande parte dos alimentos comercializados. São intervenções para dar dignidade de trabalho e cidadania para essas pessoas, e também para garantir a segurança alimentar – disse o secretário Felipe Peixoto.
Já o vice-governador Luiz Fernando Pezão destacou a importância das intervenções realizadas por quase quatro meses. “Quando estive no local pela primeira vez, a pedido do secretário Felipe Peixoto, tive a oportunidade de conhecer a situação de trabalho e as histórias de luta das pessoas que aqui trabalham. E reconheci a necessidade das intervenções em caráter emergencial para dar dignidade aos mais de dois mil trabalhadores desse setor”.
A partir de janeiro, os comerciantes terão um prazo de seis meses para regularizar a situação da permissão de área e retornar ao local. No contrato foi estabelecido que eles serão responsáveis pelo fechamento de seus respectivos módulos com blocos de alvenaria e cobertura da área ocupada. As medidas exigidas pela Diretoria da Ceasa-RJ são para que a estrutura fique padronizada e o risco de incêndio seja minimizado. Ao todo são 94 módulos de 100 metros quadrados, e cada um contará com dois extintores de incêndio.
A comerciante Maria Goreti Viana Soares, de 43 anos, que há 18 trabalha no local, comentou sobre as mudanças e de como elas vão beneficiar os trabalhadores. “Tenhos seis filhos, e todos foram criados com o dinheiro que ganho aqui. Foi daqui também que saiu a oportunidade de comprar minha casa. Foram anos de trabalho convivendo com lama, poeira e ratos. Posso dizer que hoje está sendo realizado um sonho que se chama trabalho com dignidade”.
José Ronaldo Coutinho, presidente da Associação dos Caixoteiros do Rio de Janeiro (Acehrj), comemorou a inauguração. “Conheço cada um e sei que todos estão muito felizes. Essa obra vai mudar a vida de todos eles”.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional