José Bonifácio divide maior comenda do Estado do Rio com escritores, jornalistas, desportistas e até papa João Paulo II
O economista José Bonifácio, presidente da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj) e ex-prefeito de Cabo Frio, acaba de entrar para o seleto grupo dos condecorados com a Medalha Tiradentes. Mais importante comenda do Estado do Rio, a medalha foi criada em 1992, no bicentenário da morte de Tiradentes, e é concedida a “personalidades que tenham prestado relevantes serviços à causa pública”. Todos os agraciados são indicados por deputados estaduais, que podem sugerir por ano apenas dois nomes.
Fazem parte do seleto grupo as escritoras Maria Clara Machado e Rose Marie Muraro; os apresentadores de tevê Sílvio Santos e Jô Soares; os jornalistas Roberto Marinho e Zuenir Ventura; os desportistas Guga, Daniele Hypólito e Oscar Schmidt; a atriz Zezé Motta; o presidente de Cuba Fidel Castro; e até o papa João Paulo II.
A indicação de José Bonifácio foi do deputado Jânio Mendes (PDT), com a homenagem feita na noite desta quarta-feira, 18, em evento no Tamoio Esporte Clube, em Cabo Frio. Entre as autoridades presentes, estava o secretário de Estado Felipe Peixoto, de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, pasta a que a Fiperj é vinculada.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional