Empresários do setor de pesca conhecem projeto da Cidade da Pesca
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) recebeu nesta terça-feira, 03/12, uma delegação de empresários chineses interessados em conhecer a aquicultura no Brasil e saber como funciona a indústria de pescado no país.
Na oportunidade, uma equipe formada por funcionários da Sedrap e da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria, apresentou o projeto da Cidade da Pesca, que será implantado em Itaoca, São Gonçalo, e vai gerar mais de 10 mil empregos diretos.
Durante o encontro, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, falou sobre a Cidade da Pesca e sua importância para impulsionar a atividade econômica do Estado.
– Esse projeto foi criado com a iniciativa de concebermos para o Rio de Janeiro uma área reservada para a atividade da pesca. Vamos, além de tudo, promover o uso e a ocupação do espaço de forma sustentável, explicou.
O vice-diretor geral da Ocean and Fisheries Administration da província de Guangdong, Mr. Hong Weidong, ficou impressionado com a apresentação do projeto e parabenizou o secretário Felipe Peixoto e sua equipe pela estrutura da Cidade da Pesca.
– Por tudo que vi, sei que logo o Rio de Janeiro será o maior produtor de pescado no Brasil, finalizou.
Atualmente, o Estado do Rio ocupa a terceira posição em produção de pescado marinho no país, ficando atrás apenas de Santa Catarina e do Pará.
Realizado na sede da Secretaria, o encontro contou com representantes das companhias Ocean and Fisheries Administration, Guangdong Dayaw an Fishery Development Centre e Ocean and Fisheries Bureau, ligadas ao setor da pesca, além de técnicos da Fiperj e da própria Secretaria.
Espanhóis – Em novembro, empresários da Jealsa Rianxeira SA estiveram no Brasil e conheceram o projeto da Cidade da Pesca, que poderá abrigar uma unidade da Crusoe Foods, filiada da multinacional do pescado.
Retribuindo a visita, o secretário estadual Felipe Peixoto, que esteve em Portugal para palestrar sobre a Cidade da Pesca na Universidade de Aveiro, passou pela Espanha, onde conheceu uma das unidades filiadas da multinacional, a Escuris, na província de Corunha, em Boiro.
A Jealsa Rianxeira é, atualmente, a maior indústria de processamento de pescado do mundo em volume de produção (chega a embalar cerca de 5 milhões/dia) e tem grande interesse em expandir os negócios no Brasil, onde conta com uma fábrica no Rio Grande o Sul e já inicia a instalação de uma unidade no Ceará.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional