Governo do Estado firma acordo de certificação do pescado sustentável para Olimpíadas

Rio de Janeiro pode ser primeiro estado do Brasil a conquistar selo internacional

O Governo do Estado deu o primeiro passo para a certificação do pescado sustentável no Brasil. O pontapé inicial foi na manhã dessa terça-feira, dia 3, quando o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, assinou acordo com Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, na sede do Comitê Olímpico Internacional (COI). O principal objetivo do projeto é garantir a qualidade do pescado servido não só em refeições de atletas, organizadores e demais profissionais envolvidos no evento, como em produtos comercializados em restaurantes e lanchonetes nos estádios.

Representando o COI, o diretor geral dos Jogos Olímpicos de 2016, Sidney Levy, assinou o acordo e disse que o papel do Comitê é juntar as classes de conhecimento entre a organização e outros atores da sociedade para a realização dos Jogos Olímpicos, melhorando o que já existe na sociedade. “Quase todas as soluções são possíveis quando há integração das pessoas, uma das grandes dificuldades que enfrentamos. Ou juntamos todos os esforços ou não conseguimos. E estamos juntos para mostrar que dá para fazer”, afirmou. Assinaram ainda o acordo Laurent Viguie, gerente das organizações Aquaculture Stewardship Council (ASC) Brasil e Marine Stewardship Council (MSC) Brasil; e José Bonifácio, presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria e responsável pelo desenvolvimento do projeto de certificação.

Articuladora dessa integração e coordenadora do projeto, a bióloga e técnica da Fiperj Carrie Brown Lima ressaltou que a Fiperj trabalha nas comunidades que dependem do pescado para apresentar o conceito de certificação e familiarizá-las com os processos, assim estimulando pescadores e aquicultores a adotarem novas práticas. O secretário de Estado Felipe Peixoto agradeceu a dedicação da equipe de técnicos da Fundação e destacou a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), representado por Evandro Peçanha Alves, diretor do Sebrae-Rio. “Essa parceria com o Sebrae é fundamental, pois tem a expertise e uma relação importante com a cadeia de comercialização desse pescado. Temos um desafio muito grande pela frente em busca desse selo de sustentabilidade, e acredito que essa assinatura seja um marco da meta que devemos perseguir. Para isso nos mobilizamos e avaliamos as falhas para revertermos esse quadro até 2016. O Rio de Janeiro tem um potencial incrível, e a Fiperj vem trabalhando nessa certificação, em contato direto com os produtores do estado através de nossos Escritórios Regionais”, enfatizou Felipe.

Já Laurent Viguie disse estar satisfeito pela Sedrap e a Fiperj entenderem a importância do projeto de política sustentável. “O Estado do Rio de Janeiro merece crédito pelo pioneirismo da Fiperj em um projeto dessa dimensão, que servirá como exemplo para outros estados”. O evento contou ainda com a participação de três representações do setor no estado: a pesca industrial (representada pelo presidente do Sindicato dos Armadores de Pesca do Rio de Janeiro (Saperj), Comte Leme); a pesca artesanal (pelo presidente da Colônia de Pescadores Z-4, de Cabo Frio, Alexandre Marques Cordeiro); e a aquicultura, representada pelo presidente da Associação dos Maricultores da Baía da Ilha Grande, Carlos Cazuo.

O selo – A Aquaculture Stewardship Council (ASC) é um dos principais selos internacionais de aquicultura sustentável dentro do programa Marine Stewardship Council (MSC) de certificação, sendo ainda inexistente no Brasil. Nos Jogos Olímpicos de Londres, o pescado sustentável certificado foi sucesso, e a maioria do peixe consumido teve o selo da MSC. O legado é forte até hoje, já que a cidade é considerada a primeira “sustainable fish city” (cidade do pescado sustentável), onde o compromisso público em servir apenas peixe sustentável já influencia milhões de refeições por ano.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM