Secretário se reúne com pescadores na Região dos Lagos

Ficou decidida a solicitação de audiência com Ministro da Pesca para expor necessidades da classe

Cerca de 60 pescadores que vivem exclusivamente da pesca na Lagoa de Araruama, participaram na manhã dessa quinta, 21/11, de um encontro com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, na Ponta do Ambrósio, em São Pedro da Aldeia. O objetivo da reunião foi ouvir as principais reivindicações da classe.

Durante a reunião o presidente da Colônia de Pescadores Z-4, de Cabo Frio, Alexandre Cordeiro, explicou que Felipe Peixoto tem ajudado muito os pescadores e destacou a maior reivindicação: eles querem a Lagoa limpa.

O secretário de Estado, Felipe Peixoto disse que esta é uma demanda que precisa ser vista com atenção e que através do Escritório Regional das Baixadas Litorâneas da Fundação Instituto de Pesca do Estado do rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado a sua Secretaria, pode ser dado devido encaminhamento das solicitações.

– O Comitê de Bacias tem representação de prefeituras, pescadores, Governo Estadual e Federal. Nesse espaço são discutidas soluções para esses questionamentos. Temos uma Câmara Técnica de Pesca para coletar as sugestões, sugiro levarmos as informações para o encontro da Câmara, e depois para aprovação do legislativo. Vocês tem todo suporte dos nossos técnicos do Escritório Regional da Fiperj. Eles fornecerão o embasamento técnico, para que vocês tenham argumentos quando forem questionados, enfatizou o secretário.

Felipe citou ainda a Câmara Técnica de Macaé como exemplo e falou do trabalho de monitoramento que vem sendo desenvolvido pela Fundação, com a implantação da Estatística Pesqueira.

Para o pescador Carlos Nei, de 53 anos, até então nunca houve uma reunião para ouvir as propostas que seriam melhores para os pescadores.

– Nos são impostas leis e portarias, mas o que os pescadores querem é serem ouvidos! É preciso saber das necessidades dos pescadores. Essa reunião é o pontapé inicial para a solução dos nossos questionamentos, desabafou o pescador Carlos.

Ao final da reunião o secretário informou que irá pedir uma audiência com o Ministro da Pesca em Brasília, com a presença também do deputado Estadual, Jânio Mendes, na tentativa de fazer um acordo que favoreça a todos os interessados. Ele explicou que a Secretaria não faz fiscalização das águas, mas que através do programa de monitoramento pesqueiro, desenvolvida pela Fiperj, estão podendo mostrar a importância do defeso na preservação das espécies, além de oferecer ferramenta para a revisão das portarias do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, ampliando a preservação ambiental das lagoas.

Estiveram presentes ao encontro, o assessor especial da Sedrap, Mirinho Braga e o diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, Augusto Pereira e o responsável pelo Escritório Regional da Fiperj, Paulo Sérgio Lacerda.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM