Estaleiros e autoridades avaliaram o projeto para o local
Na manhã desta quinta-feira (10), o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, e o diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), Domenico Accetta, reuniram-se na sede do órgão federal, no Caju, com representantes dos estaleiros em operação na parte leste da Baía de Guanabara para avaliarem as propostas de dragagem em Niterói e São Gonçalo.
O estudo mais avançado é o do canal de acesso ao porto de Niterói e do entorno da Ilha da Ilha da Conceição. No local, a intervenção pretende recuperar a circulação hídrica e minimizar o assoreamento que hoje dificulta o transporte marítimo. O investimento desta etapa está estimado em R$ 300 milhões. Na segunda-feira (7), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) emitiu o licenciamento ambiental para a dragagem.
A proposta é abrir uma faixa de 20 metros de largura por seis metros de profundidade. Cerca de cinco milhões de metros cúbicos de material sedimentar serão removidos do fundo da Baía no processo. O projeto traz ainda uma indicação para a abertura de um canal na Ilha da Conceição de 300 metros de extensão com o objetivo de reativar a circulação da massa de água entre o porto e o canal de São Lourenço.
– Esta dragagem tem uma enorme importância social e econômica para o Estado do Rio, especialmente para os municípios do leste fluminense onde a presença da indústria offshore gera empregos. A proposta é uma ação de governo fruto de construção coletiva – afirmou o secretário de Estado Felipe Peixoto.
O secretário insistiu na necessidade de dragar também a área entre a Ilha do Tavares e o Gradim, em São Gonçalo. Comprometeu-se ainda em pesquisar fontes de financiamento para execução do projeto e solicitar uma reunião com o governador Sérgio Cabral para apresentação do estudo com a participação dos representantes o setor.
A intenção de promover a dragagem nesta face da Baía é uma reivindicação do setor naval e offshore desde 2007. Ao todo, 25 empresas, dentre as quais 22 estaleiros, compõem o complexo portuário e industrial da parte leste da Baía de Guanabara. Em 2011, o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias iniciou um estudo de viabilidade para o Porto de Niterói. Em 2012, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional solicitou à Secretaria de Estado do Ambiente a retirada de 53 embarcações abandonadas no canal de São Lourenço. A remoção encontra-se em andamento.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional