Foi alinhavada a implantação da Estatística Pesqueira entre outras ações de parceria em benefício do pescador
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, se reuniu na manhã da última quinta-feira (26/09) com o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedro Cherene, em seu gabinete. O objetivo do encontro foi firmar um Termo de Cooperação Técnica entre a prefeitura e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (Sedrap), através de sua vinculada Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).
A proposta do secretário é a de implantar a Estatística Pesqueira no município em três pontos de desembarque: Barra de Itabapoana, Guaxindiba e Gargaú; além de oferecer cursos de beneficiamento do pescado para o pescador e sua família.
Segundo o presidente da Colônia dos Pescadores Z-01, José Geraldo Soares, mais conhecido como Laudo, hoje o município conta com 1.800 pescadores cadastrados na Colônia e cerca de 450 embarcações em atividade.
– Quero voltar aqui para entregar os certificados do Curso de Beneficiamento do Pescado, antes do fim do ano e confirmar nossa parceria. Ver a implantação da Estatística Pesqueira funcionando aqui é mais uma conquista para nosso Estado, enfatizou o secretário.
Felipe Peixoto falou ainda a importância da linha de crédito para a classe pesqueira e a implantação do programa Estadual Saúde e Segurança do Pescador, lançado nesse último mês, em Rio das Ostras. – Temos que sentir o que realmente é demanda para o município e acho que podemos desenvolver um trabalho muito bom aqui, em parceira coma prefietura, concluiu.
O prefeito Pedrinho explicou que São Francisco tem um potencial já reconhecido na área de pesca e que essa parceria só vem para somar. Ele ficou de encaminhar ao secretário um levantamento das principais necessidades.
– Essa parceria junto à Sedrap é um grande reforço para que possamos alavancar ainda mais o setor. Hoje a pesca é o responsável pelo sustento de muitas famílias em nosso município, destacou Pedrinho Cherene.
Participaram da reunião, o vice-prefeito, Amaro Barros; o secretário municipal de Agricultura, Edmar Henrique; o coordenador de Instituições Regionais da Sedrap, Henrique Guitton; e os técnicos do Escritório Regional Norte, da Fiperj, Luis Bernabé e Carlos Eduardo Coutinho.
Ao final da reunião, Felipe Peixoto, acompanhado do prefeito, visitou a empresa processadora, Mania de Pescados, em Guaxindiba – única da Região Norte que possui o selo de inspeção. Com o apoio do Governo do Estado a empresária Dayse Teixeira e seu marido montaram seu negócio, que hoje em dia, gera mais de 30 empregos na região.
Ascom Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro