Será avaliado, inclusive, a necessidade de uma linha de ônibus
Com uma área estimada em 1.300.000 m² e uma circulação diária de aproximadamente 40 mil pessoas e 10 mil veículos, a Unidade Grande Rio da CEASA-RJ, está prestes a ganhar um plano de mobilidade que promete garantir mais fluidez no tráfego do entreposto.
A implantação de uma linha de ônibus para circulação dentro da Unidade, melhorias na sinalização interna e externa e a habilitação de agentes de trânsito para atuarem no local, são alguns dos pontos do convênio, discutido em um encontro realizado nesta quarta-feira (17), entre o secretário municipal de transportes, Carlos Osório, o secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, agentes da CET Rio, coordenadores de transportes do município e diretores da Unidade.
– A CEASA-RJ é o pulmão de abastecimento do Estado e possui um grande número de movimentação de veículos e pessoas. A inexistência de uma ordem de trânsito prejudica não apenas comerciantes e usuários, mas todos os moradores da região. Por isso, vamos trabalhar em conjunto para viabilizar esse projeto. O plano já temos, precisamos estudar qual o melhor meio para que possa ser viabilizado. A pesquisa vai nos orientar para que tomemos a decisão mais correta- destacou Osório.
Um estudo, que vai ser realizado em conjunto por agentes das secretarias e da CEASA-RJ terá início nas próximas semanas para que seja avaliado, por exemplo, a necessidade de implantar uma linha de ônibus e como isso seria viabilizado.
– É necessário que realizar uma pesquisa para verificar, por exemplo, o fluxo das pessoas, e possíveis rotas e horários do transporte, – disse Fábio Pecego, assistente da coordenadoria municipal de trânsito de Irajá.
Osório sugeriu ainda a realização de um curso para habilitar agentes de trânsito para atuarem exclusivamente na unidade. – Enquanto isso não é viável, podemos estudar com a guarda municipal um plano para que eles nos cedam dois guardas municipais por dia para atuarem aqui – disse
O secretario de Desenvolvimento, Felipe Peixoto, está confiante que agora esses problemas sejam solucionados.
– Fico feliz com a possibilidade de realizar essa parceria com a prefeitura. Agradeço a vinda do secretario aqui hoje, que com certeza trará as melhorias que necessitamos para melhorar o dia a dia da nossa cidade do abastecimento – declarou.
Também acompanhou a comitiva,o presidente da Associação Comercial dos Produtores e Usuários da Ceasa Grande Rio (Acegri), Waldir Lemos. Ele agradeceu o empenho do secretario Felipe Peixoto pelas demandas da CEASA-RJ.
-Estou há mais de vinte anos na direção da Acegri e nunca vi ninguém se empenhar tanto para solucionar os problemas que encontramos aqui como o secretário Felipe Peixoto- disse Waldir.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional