O evento acontece em Paty do Alferes, município a 119 km do Rio de Janeiro
Este é o segundo ano que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, através da CEASA-RJ, participa da Festa do Tomate, em Paty do Alferes.
O stand da Secretaria e da CEASA-RJ ficará no Galpão Vermelho, o galpão do produtor rural. O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, explica a iniciativa.
– Esta participação tem por objetivo apresentar as ações da instituição aos produtores rurais de toda a região. Teremos técnicos da CEASA-RJ todos os dias da Festa em nosso stand, sempre dispostos a tirar qualquer dúvida dos produtores e de quem quiser conhecer mais sobre nosso trabalho – disse Peixoto.
O presidente da CEASA-RJ, Leonardo Brandão, conta que este ano o stand terá uma novidade. O funcionário José Gustavo Maciel Sodré irá expor seu talento de decoração de alimentos.
– Na abertura da festa teremos um funcionário esculpindo arranjos florais e de animais. Melancias, mamões, cenouras, entre outros alimentos, se transformarão em obras de arte em nosso stand – afirmou Brandão.
A solenidade de abertura da 34ª Festa do Tomate acontecerá às 14h da próxima terça-feira (28/05), no parque de exposições Amaury Monteiro Pullig, no distrito de Avelar. Segundo o prefeito Rachid Elmôr, o tradicional evento da Região Centro-Sul Fluminense, que vai até domingo (02/06), deverá atrair cerca de 40 mil pessoas diariamente.
Na programação estão como atrações principais: 28/05 – Thalles Roberto; 29/05 – Paula Fernandes; 30/05 – Padre Fabío de Melo / MC Leozinho; 31/05 – Luan Santana / Noizz; 01/06 – Zeca Pagodinho / Dj MP4; 02/06 – João Neto e Frederico.
A CEASA-RJ faz parte da história da Festa do Tomate
Quando técnicos da Emater e da CEASA-RJ resolveram promover uma Semana Técnica, no Mercado Produtor da CEASA-RJ, em 1979, buscavam apenas o aprimoramento e entretenimento para os produtores rurais de Paty do Alferes sem saber porém, que haviam plantado a primeira semente da Festa do Tomate.
Dois anos depois, inspirado na Festa da Uva de Caxias do Sul – R.S., o evento já passou a ser conhecido como Festa do Tomate, ainda como uma pequena confraternização entre produtores e técnicos agrícolas, onde as grandes atrações eram artistas circenses e leilões de animais.
No ano da emancipação de Paty do Alferes, 1987, a Festa do Tomate passou para a administração municipal tendo um novo impulso e começando se tornar conhecida pelo nível dos shows musicais apresentados a cada ano.
A inauguração do Parque de Exposição Amaury Monteiro Pullig, em Avelar, no ano de 1995, foi a alavanca fundamental para o crescimento que a Festa do Tomate alcançou, sendo hoje considerada a maior do estado do Rio de Janeiro.
Atrações de peso, todas já consagradas no cenário musical brasileiro, já passaram pelos palcos da Festa do Tomate ao longo desses anos, trazendo consigo multidões de fãs que, junto ao público local, contribuem para o sucesso total do evento.
Muitas outras atividades compõem a programação da Festa do Tomate, como os tradicionais concursos de Rainha da Festa, Culinária do Tomate, Concurso Leiteiro e o Qualidade do Tomate. Eventos esportivos e como os Torneios de Volei e Corrida Rústica também são realizados.
Serviço – Festa do Tomate
Abertura oficial: 14h da próxima terça-feira (28/05)
Endereço: Parque de Exposições Amaury Monteiro Pullig – Avelar – 2º Distrito de Paty do Alferes
Data: 28/05 a 02/06
Horário: Diurno e Noturno
Paty do Alferes fica a 119 km do Rio de Janeiro
A programação completa está disponível no site www.patydoalferes.rj.gov.br
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional