Secretário de Estado Felipe Peixoto anuncia elaboração de planos estruturais territoriais
Na manhã desta terça-feira (14), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Serviços (Sedeis) realizou o seminário “Governo do Estado e Municípios – parcerias para o Desenvolvimento Regional” voltado para a apresentação das políticas públicas do governo estadual para as cidades fluminenses. O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) no Centro da cidade do Rio de Janeiro.
O encontro de um dia reuniu secretários municipais de desenvolvimento econômico e técnicos do Sedeis com intuito de discutir os indicadores econômicos, ações governamentais e metas de desenvolvimento proposto pelo poder estadual para o Rio de Janeiro até 2016.
– A principal característica na atuação da gestão do governador Sérgio Cabral são as ações em segurança e desenvolvimento econômico. A segurança garante o direito de ir e vir. Já o emprego e a renda promovem a verdadeira libertação da população – afirmou Júlio Bueno.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, que também participou da mesa de abertura do seminário, destacou a elaboração de planos territoriais visando a integração dos municípios e de suas políticas setoriais.
– Um estado forte requer um interior forte. Nossa linha de atuação é estar presente no interior e buscar a integração das politicas públicas sejam no campo econômico, ambiental, do transporte e da infraestrutura como também no desenvolvimento sustentável dos municípios – explicou Felipe Peixoto.
O mais avançado projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, o Plano de Estruturação Territorial do Leste Fluminense (PetLeste), será elaborado em parceria com a Petrobras. Uma solenidade para firmar a cooperação entre a secretaria e a empresa está marcada para o dia 24, às 10h.
O PetLeste tem como objetivo ser um norte para o desenvolvimento dos municípios impactados pelo Comperj. Outros projetos como os Planos de Estruturação Territorial do Norte e do Noroeste e a Cidade da Pesca encontram-se em andamento.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional