TRE-RJ iniciou, nesta quarta-feira, o Cadastro Biométrico dos eleitores de Niterói
Ocorreu na manhã desta segunda-feira (29) no Ginásio do Caio Martins, o início do Cadastro Biométrico Obrigatório para os eleitores do município de Niterói. A abertura foi feita pela Presidente do TRE-RJ, desembargadora Letícia Sardas, e contou com a presença do governador Sérgio Cabral. O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, aproveitou a ocasião para recadastrar o seu título eleitoral.
O processo de cadastramento biométrico será válido para as próximas eleições e é obrigatório para os 376.021 eleitores do município, incluindo pessoas cujo voto é facultativo, como menores de 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos. A biometria para as eleições identificará impressões digitais e impedirá que alguém vote no lugar de outro eleitor ou utilize documentação falsa.
– Esta ação fortalece a democracia e coloca o Brasil na vanguarda do processo eleitoral no mundo. Os eleitores de Niterói tem hoje oportunidade de fazer parte da história nas próximas eleições – disse o secretário de Estado Felipe Peixoto.
O cadastro biométrico já estará valendo para as eleições presidenciais do ano que vem e Niterói será a segunda cidade que terá seus eleitores identificados por meio da biometria. Búzios foi o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a utilizar o novo sistema. O Governador Sérgio Cabral frisou a importância que o sistema de biometria tem nas eleições para o voto seguro.
– Em 1996, foi feito o primeiro teste da urna eletrônica. Agora, em 2013, mais uma página da história de democracia no Brasil será escrita. Com o recadastramento dos eleitores de Niterói, damos mais um passo rumo à uma eleição justa e democrática – disse Cabral.
Quem deseja transferir o título de eleitor para o município de Niterói, ou quem reside na cidade e queira tirar o título pela primeira vez, também poderá realizar o cadastramento biométrico.
Segundo a Presidente do TRE-RJ Desembargadora Letícia Sardas, procedimento servirá para a revisão do eleitorado na cidade de acordo com o índice de faltosos na última eleição.
– Para o TRE-RJ, o eleitor que não fizer o cadastro biométrico até o dia 31 de outubro deste ano terá o título cancelado. É importante lembrar também que o recadastramento é mais um exemplo do padrão internacional que o Brasil tem em eleição – concluiu.
Serviço
Para evitar filas, os eleitores podem agendar o atendimento pela internet, em www.tre-rj.jus.br/biometria. O recadastramento poderá ser feito no Estádio Caio Martins, na Rua Presidente Backer, Santa Rosa, das 9h às 17h, de segunda a sexta, ou no Fórum da Região Oceânica, que fica na Estrada Caetano Monteiro, s/n, em Pendotiba, das 11h às 18h. O Estádio Caio Martins será o único posto que também receberá eleitores sem agendamento. A partir do dia 13 de maio, haverá ainda um posto de atendimento no município do Rio de Janeiro para fazer o recadastramento dos eleitores de Niterói que trabalham na capital. Será no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, localizado na Rua 1º de Março, 42, no Centro.
Documentos necessários
O eleitor deverá levar documento de identidade, comprovante de residência atual, título de eleitor e CPF, se possuir. No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, deverão levar também o comprovante de quitação militar. Quem deseja transferir seu título de eleitor para a cidade ou reside em Niterói e queira tirar o título pela primeira vez também deve comparecer.