Pescador consegue crédito através de projeto técnico desenvolvido junto à Fundação
A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), ógão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, através de seus técnicos distribuídos nos sete escritórios regionais, vem se empenhando na divulgação e promoção do acesso de pescadores artesanais e aquicultores familiares do Estado do Rio de Janeiro, ao Plano Safra da Pesca e Aquicultura do Governo Federal.
Até o momento foram emitidas, aproximadamente, 600 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), possibilitando o acesso dos pescadores e aquicultores à importantes programas sociais do Governo Federal, como o caso do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Tal ação já conta com cerca de 25 projetos de crédito pesqueiro, elaborados pelos técnicos da Fiperj, aprovados e contratados pelo Banco do Brasil.
O Escritório Regional Metropolitano, recentemente inaugurado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, está se destacando nesse trabalho. O pescador artesanal de camarão, Adilson Santos, ligado à Colônia Z-8, de Niterói, é o mais novo beneficiado com o Plano Safra. Na última sexta-feira (12/04), esteve na Fiperj para informar à extensionista Fatima Karine, que o projeto técnico elaborado acabara de ser aprovado pelo agente financeiro. A contratação do empréstimo possibilitará ao Sr. Adilson recuperar e reformar sua embarcação, atualmente afundada na Baía de Guanabara.
“Com a ajuda da Fiperj, através do Plano Safra, conseguirei pagar o conserto do meu barco que afundou na Baia de Guanabara. Assim, quando eu for pro mar, não correrei mais o risco de afundar e perder todo meu pescado” – declarou o pescador.
Para o chefe de gabinete da Fiperj, Benito Igreja, é muito importante a parceria entre o pescador e a instituição, na orientação adequada. “A Fiperj estimula o uso do crédito com a finalidade educativa, para que o pescador utilize responsavelmente o recurso do empréstimo para aprimoramento de suas condições de trabalho, elevando a renda familiar”, afirma Benito.
Plano Safra da Pesca e Aquicultura:
O Plano Safra da Pesca e Aquicultura é um programa do Governo Federal elaborado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), tendo como objetivo estimular a produção nacional de pescado e promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca, aumentando a renda do pescador profissional.
O Plano serve para financiar projetos produtivos individuais ou coletivos, gerando renda a todos que desejam produzir ou aumentar sua produtividade no Brasil..
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional