Metodologia da Fiperj permitirá ampliar os estudos sobre a atividade pesqueira no município
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e a Prefeitura de Angra dos Reis vão unificar as informações sobre a atividade pesqueira do município. A decisão ocorreu nesta sexta-feira (05/04), após encontro entre o secretário de Estado, Felipe Peixoto, e a prefeita Conceição Rabha. O presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), José Bonifácio, e o secretário municipal de Pesca e Aquicultura, Júlio Magno Ramos, acompanharam a reunião.
Angra dos Reis possui um trabalho consolidado de coleta de dados sobre a pesca no município. A proposta visa padronizar a metodologia da pesquisa para que as informações sejam reconhecidas pelo Governo do Estado. Segundo o secretário municipal Júlio Magno, a cidade possui cerca de 2.500 pescadores em atividade.
– Angra dos Reis ainda tem na pesca uma profissão empregadora. A cidade é a quarta na produção de pescado do Rio. Cerca de 90% do que é desembarcado aqui é sardinha. Por isso, é importante para o Governo do Estado aprofundar os estudos sobre a atividade na região – assegura Felipe Peixoto.
O Estado também vai adquirir duas balsas mecanizadas com objetivo de auxiliar 22 fazendas marinhas em operação na costa e na Baía de Ilha Grande.
Outra questão levantada foi a reabertura da Escola da Pesca onde serão oferecidos cursos de manejo da pesca e maricultura e salvatagem, todos em acordo com as necessidades do setor. Município e Estado vão juntos estruturar a grade curricular.
– A nossa preocupação é oferecer esses cursos a quem mais precisa: a população da Ilha Grande. Essa escola vai permitir uma qualificação para que ela possam manter suas raízes – explica Conceição Rabha.
À noite, dois carros foram entregues pelo secretário Felipe Peixoto e pelo presidente da Fiperj, José Bonifácio, ao Escritório Regional da Costa Verde. Os veículos vão facilitar o trabalho dos técnicos que atuam nos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional