Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional debate medidas para aperfeiçoar sistema do Rio de Janeiro
Os desafios para um abastecimento alimentar eficiente estão sendo debatidos, nesta quarta-feira (20/03), no Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento, em Brasília.
Especialistas em logística de abastecimento agrário, gestores de Ceasas e mercados atacadistas do Brasil, Uruguai, Chile e Espanha estão reunidos no Hotel San Marco para trocar experiências e inovações do setor.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, participou do debate “Tecnologia da Informação em Mercados de Abastecimento”, apresentando as ações realizadas nas unidades da Ceasa-RJ. Segundo Peixoto, o acesso à internet é o principal entrave no interior do Estado.
– A gestão de informação hoje é fundamental para a tomada de decisão não apenas para o governo, mas também para o produtor rural. Mas o sinal de banda larga no interior deixa a desejar – afirmou o secretário.
Dividiram a mesa o secretário geral da Comissão de Administração do Mercado Modelo do Uruguai, Marcelo Amado, e o analista da Agropec, José Carlos Altivo.
Ministro compromete-se em atender demandas das Ceasas
Na noite anterior, presidentes das Ceasas de diversos estados e outras autoridades nacionais estiveram presentes na abertura do Encontro da Abracen. Em seu primeiro dia a frente do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o ministro Antônio Andrade comprometeu-se em apoiar as demandas da entidade.
– Conheço de perto a realidade do produtor rural e suas dificuldades. Saberei dar importância ao setor. O abastecimento é essencial para o desenvolvimento, principalmente para a saúde da população – declarou o ministro.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional