Funcionários do Escritório Regional da Baixada Litorânea, da Fiperj são apresentados ao ministro Crivella
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto esteve representando o governador Sérgio Cabral, nesta segunda, 18/03, no 1º Encontro de Pesca e Aquicultura no município de Silva Jardim. O evento foi realizado às margens da segunda maior lagoa do Estado: Lagoa de Juturnaíba e contou com a parceria do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
O objetivo desse Encontro foi mobilizar o MPA sobre o potencial das lagoas de Juturnaíba (Silva Jardim), Araruama e Saquarema, além de permitir que os representantes dos municípios convidados pudessem apresentar suas demandas relativas ao assunto.
Na mesa de abertura, além do secretário, estava o ministro do MPA, Marcelo Crivella; o prefeito de Silva Jardim, Wanderson Alexandre; o deputado Federal Vitor Paulo; a secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince Ferreira e o superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do Estado do Rio de Janeiro, Antônio Emilio.
O secretário Felipe Peixoto parabenizou o prefeito de Silva Jardim, Wanderson Alexandre pelo evento e informou que o governador colocou à disposição toda a estrutura do Estado, inclusive a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – Fiperj, órgão vinculado à sua secretaria. Aproveitou a oportunidade para apresentar ao ministro Crivella, aos prefeitos e aos pescadores, a equipe técnica da Fiperj que está à disposição para fazer essa interface diretamente com os pescadores e aquicultores da região, trabalhando na ponta, dando apoio e auxiliando, fazendo as coisas acontecerem.
“Espero que a gente possa tirar daqui com ações importantes de atuação. Já estamos fazendo a estatística pesqueira das lagoas de Saquarema e Araruama e proponho ao prefeito de Silva Jardim uma parceria de monitoramento também aqui na lagoa de Juturnaíba, ampliando assim nosso campo de atuação nas lagoas”, sugeriu o secretário de Estado.
Felipe Peixoto destacou também uma demanda antiga dos pescadores da região, que é a construção da escada de peixe, que está nas mãos da secretaria de Ambiente, dependendo de recursos e que conta com o apoio do ministro Crivella para atender essa solicitação.
Durante o encontro, o ministro Crivella ressaltou o potencial da lagoa para a atividade pesqueira e a importância de se fazer uma reforma aquária. “Aqui na lagoa nós podemos fazer muitos tanques-rede. O pescador, o agricultor, o produtor que desejar pode ter um lote aquícola para produzir peixes. O Plano Safra da Pesca e Aquicultura financia e o Ministério garante assistência técnica ”, disse o ministro.
O evento contou com a presença do subsecretário de Estado de Pesca e Aquicultura, Marco Botelho, do presidente da Fiperj, José Bonifácio, prefeitos dos municípios vizinhos e representantes de Colônias de Pescadores, representantes do Comitê de Bacias Lagos São João, entre outros.
Ascom Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional