Apoio também se estende à elaboração do Plano Diretor dos municípios
Buscando promover a integração e o desenvolvimento sustentável dos municípios no entorno do Comperj, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, esteve nas cidades de Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim nesta quinta-feira (17/01). O secretário apresentou aos novos prefeitos os projetos em andamento na pasta para a região e ofereceu apoio técnico do Governo do Estado aos funcionários das prefeituras.
A prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, destacou a necessidade de planejamento urbano para a cidade. Ela demonstrou interesse no trabalho de georreferenciamento responsável por mapear e oferecer dados gerais sobre os municípios do Estado.
– Normalmente as cidades ocupam-se apenas com suas demandas. Mas a instalação do Comperj motivou transtornos comuns a todas as cidades vizinhas e cito como exemplo os setores da saúde, segurança e mobilidade urbana. O apoio do Governo do Estado será fundamental para planejar nossas ações – explicou Solange Almeida.
A maior preocupação do prefeito de Silva Jardim, Wanderson Alexandre, é a preservação do principal manancial de água do Conleste, localizado na cidade. A Lagoa de Juturnaíba, situada entre os municípios de Araruama e Silva Jardim, é alimentada pelo Rio São João e possui 43km² de área alagada.
– É preciso uma administração compartilhada de forma que a água seja bem utilizada e distribuída entre os municípios envolvidos. No mesmo sentido, também pleiteamos recursos para o saneamento básico de Silva Jardim – pediu o prefeito.
O prefeito de Tanguá, Valber de Carvalho, elogiou a oferta de apoio do Governo do Estado e convidou o secretário a retornar à cidade para avaliar com calma as necessidades do município.
Felipe Peixoto comprometeu-se a enviar uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Regional às três cidades já na semana que vem para estudar as demandas locais junto com os especialistas de cada prefeitura.
– Vamos realizar o treinamento dos técnicos das prefeituras do Conleste. Está previsto também a elaboração do Plano Diretor Territorial do Leste Fluminense. O investimento do Comperj deve ser revertido em uma oportunidade de melhora na qualidade de vida da população – almeja o secretário.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional