Candidato disse que vai criar uma Unidade de Saúde 24 horas na região
O candidato da Coligação Niterói do Futuro (PDT, PPS, PPL, PTN, PRP, PP, PSL, PT do B e PSDB), Felipe Peixoto, apresentou seu plano de governo para a Zona Norte na cidade, durante encontro com eleitores no Clube Fonseca. O candidato foi aplaudido de pé pelas centenas de pessoas que estavam presentes à reunião, principalmente, quando expôs seu plano para a área da saúde. Felipe afirmou que vai criar quatro unidades de urgência 24 horas para atender à população. Uma delas será na Zona Norte. Também vai construir 20 novas creches, quatro delas para atender exclusivamente aos moradores da região. O candidato anunciou ainda que vai ampliar o número de guardas municipais e estender o programa PROEIS para a Zona Norte.
Felipe se comprometeu, ainda, a criar, logo nos seus primeiros meses de governo, uma base operacional do Samu, na Zona Norte, para agilizar o processo de socorro com as ambulâncias. A cidade já tem outras duas bases, porém uma delas está no Centro e a outra na Região Oceânica.
Ainda com relação à saúde, o candidato afirmou que vai ampliar a atuação do Médico de Família na região, com a contratação de profissionais para cuidar do problema de forma preventiva. “Com isso, o programa Médico de Família vai ser ampliado de 30 para 40 módulos, dando atenção especial ao povo da Zona Norte”.
Com relação à Policlínica Regional Guilherme Taylor March (PRGTM), que fica na Rua Desembargador Lima Castro, Felipe também se comprometeu a expandi-la: “Sei que o Fonseca, por exemplo, foi um dos bairros que mais sofreram com o abandono da região pelo poder público. Por isso, temos que avançar nessa área aqui. Sei dos problemas de saúde da região, principalmente no que se refere à falta de pediatras. No meu governo, vou resolver essa questão”.
Felipe afirmou que outra de suas preocupações é a escassez de creches com vagas nos berçários. Por isso, o candidato se comprometeu a montar, de imediato, quatro novas creches comunitárias para atender as mães que precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus bebês.
Ciente do problema de segurança na região, Felipe se comprometeu em colocar parte dos novos 230 guardas municipais, que serão contratados em seu governo, para atender às demandas da Zona Norte. O mesmo ocorrerá com os policiais militares que trabalham nas horas extras devido ao programa do PROEIS: “Temos hoje 390 policiais trabalhando na cidade, pagos pelo município com a ajuda deste programa. Até o final do meu governo teremos 660 PMs e não vão todos para a Zona Sul não. Vocês verão aqui na Alameda vários deles circulando com aquele bracelete vermelho. Vamos ocupar a cidade. Mais que isso, teremos uma central de monitoramente com câmeras por toda a cidade”, explicou Felipe.
O candidato lembrou que seu governo será centrado no bem estar do cidadão, por isso Felipe pretende municipalizar o Horto, uma área arborizada em meio à floresta de cimento do Fonseca, para que possa fazer uma reforma no local. As sedes da Emater-Rio, Pesagro, Vigilância Sanitária e Secretaria de Agricultura serão transferidas para, possivelmente, as proximidades da rodoviária: “Vamos abrir espaço no Horto para pistas de caminhada, quadras poliesportivas, e áreas de lazer diversas. Aquela é uma região maravilhosa que tem essa vocação. Só não vamos mexer no Palácio Euclides da Cunha que será reformado e transformado numa Biblioteca Parque, um espaço cultural e de convivência, com ampla acessibilidade, que ofereça à população salas de estudo e leitura, espaços para reuniões, serviços para portadores de necessidades especiais, catálogo bibliográfico on line, espaço infantil, jardim de leitura . Os moradores da região merecem esse presente”.
Antes de terminar seu discurso, Felipe foi interrompido pela aposentada Rosa Flores, moradora da região. Emocionada, ela apelou para que o candidato lembre-se da terceira idade: “Felipe vou votar em você, esteja certo disso. Já vou declarar meu voto. Mas quero te fazer um apelo: por favor, olhe com carinho para nós da terceira idade que estamos abandonados no município!”. De imediato o candidato apresentou à eleitora sua proposta: “Vou reabrir a Casa Helena Tibau e implantar no programa Viva Idoso, da prefeitura, a Academia da Terceira Idade. O pessoal vai fazer ginástica com acompanhamento de fisioterapeutas e professores de Educação Física. Mas não é só isso. Sei que vocês sofrem com calçadas esburacadas e temos um programa para corrigir, não só o desnível da via, mas também aumentar a iluminação e a segurança das mesmas”, afirmou Felipe.