Felipe se reúne com artistas e diretores de teatro

O encontro aconteceu na sede do café Teatro Papel Crepon, dirigido pelo artista Eduard Roessler

O candidato da coligação Niterói do Futuro (PDT, PPS, PPL, PTN, PRP, PP, PSL, PT do B e PSDB), Felipe Peixoto se reuniu na noite de quinta-feira com integrantes de grupos teatrais da cidade. Felipe garantiu que vai retornar, a partir de 1º de janeiro, a administração do Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, para as mãos da secretaria de Cultura, com a possibilidade dele ser compartilhado para ensaios e apresentações dos grupos de teatro da cidade. O encontro aconteceu na sede do café Teatro Papel Crepon, dirigido pelo artista Eduard Roessler.

Felipe também se comprometeu em criar estratégias que permitam aumentar o número de espaços para realização de ensaios, cursos e apresentação de espetáculos: “Essa é uma demanda antiga dos artistas da cidade. Niterói tem poucos espaços físicos para ensaios e apresentações. Posso garantir que meu gabinete estará aberto para receber aqueles que vêm lutando pela arte do município com empenho há tanto tempo. Conheço a grande maioria de vocês e sei do duro e da dificuldade que é colocar em cartaz uma peça de teatro”.

O candidato afirmou ainda que promoverá a abertura de editais para que os projetos de cada grupo teatral sejam  apresentados à prefeitura: “Dessa forma, não há apadrinhamento de nenhuma espécie. Os projetos mais viáveis e melhor apresentados vão ter o apoio financeiro do município. É uma forma democrática e transparente que vou implantar na cidade”.

A criação de uma escola de Artes na cidade, para preparar, além dos artistas, profissionais da área técnica também foi apresentada por Felipe. “Me passaram esta ideia.Ainda não é um projeto, mas que vi com muito bons olhos. Há uma enorme demanda nessa área e ela tende a aumentar, com a exigência de cotas para produção nacional nos canais de TV por assinatura. Podemos entrar nesta demanda. Mesmo no Rio onde o número de espetáculos é maior, faltam profissionais qualificados  na área, por exemplo, de áudio e iluminação. Mas, para isso, vamos  precisar de parceiros. Temos que ver o custo financeiro da realização deste projeto”, afirmou Felipe.

O Teatro Popular de Niterói, também conhecido como Teatro Popular Oscar Niemeyer, foi inaugurado no dia 5 de abril de 2007 no Caminho Niemeyer, junto ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói, e tem capacidade para 350 pessoas e um espaço exterior com a capacidade de público com capacidade máxima para 20.000 lugares. Mas, segundo integrantes dos grupos de teatro que atuam no município, o teatro nunca esteve funcionou de forma adequada. Outro espaço que poderia ser utilizado com mais freqüência é o Teatro Leopoldo Fróes, na Praça da República. O local recebeu centenas de eventos culturais entre 1967 e 1990, quando fechou para reformas e não mais reabriu. Atualmente ele está sendo administrado pela Mitra Arquidiocesana. Felipe se propôs a conversar com as autoridades da Igreja, afim de propor uma parceira que possibilite a utilização do espaço. Outro objetivo do candidato é maximizar a utilização do Espaço Cultural Abrigo de Bondes, na Rua Marquês do Paraná.   

 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM