Ele também participou, em Icaraí, de um debate entre os candidatos a prefeito de Niterói
O candidato da Coligação Niterói do Futuro (PDT, PPS, PPL, PTN, PRP, PP, PSL, PT do B e PSDB), Felipe Peixoto, participou na manhã de hoje (29/08) de um encontro com membros da Associação Conselho Empresarial Naval-Offshore e Serviços de Niterói (Assecenon), na Ilha da Conceição. Felipe reafirmou o compromisso em incentivar as atividades no setor.
“Niterói é o berço da indústria naval e precisamos aproveitar essa vocação natural para atrair novas empresas para a cidade. Como prefeito, vou continuar apoiando e incentivando essa atividade econômica, atraindo novos empreendimentos e gerando empregos com a criação de um Polo Empresarial, que deve ser instalado no atual Aterrado de São Lourenço”, explicou.
Durante o encontro, Felipe ouviu as reivindicações dos empresários sobre os problemas de acesso à Ilha da Conceição, local que concentra grande parte das empresas do setor naval na cidade. Felipe disse que, uma das prioridades, é desenvolver um projeto específico para o bairro, que permita mais mobilidade para moradores e trabalhadores.
“Como só há um acesso à Ilha da Conceição, ela acaba sofrendo os efeitos das retenções de trânsito na ponte ou em outras partes da cidade. Vamos estudar quais as soluções que podemos tomar. Uma primeira ideia é criar um terminal de ônibus, junto com um estacionamento, na entrada do bairro. Assim os trabalhadores podem entrar de ônibus e amenizar o fluxo de veículos. Podemos, também, estudar a possibilidade de restringir o horário de entrada de caminhões, assim como acontece hoje na Ponte Rio-Niterói”, sugeriu Felipe.
Felipe também falou sobre a intenção de criar um centro de profissionalização voltado para a capacitação de jovens para a área naval, offshore e petrolífera.
“A indústria naval está cada vez mais movimentada, gerando muitos empregos. Entretanto, muitos jovens não conseguem uma vaga nesse mercado porque não possuem os cursos necessários, que geralmente são caros. Com um centro de profissionalização com cursos gratuitos, essa realidade mudará”, declarou Felipe.
Felipe lembrou que, como secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, realizou um levantamento da real situação dos barcos abandonados nos canais da Ilha da Conceição, Ponta D’Areia e Gradim, e a necessidade de dragagem no Canal de São Lourenço. O documento foi entregue ao Ministério dos Portos e ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inea). As intervenções, como a retirada dos barcos e a dragagem do canal podem facilitar o acesso da Baía de Guanabara até o entreposto de pesca de Niterói — o Centro Integrado de Pesca Artesanal, localizado entre o Barreto e a Ilha da Conceição – e, ainda, aumentar o calado e a capacidade de atuação da indústria naval, o que deve fortalecer os serviços offshore, além da cadeia de fornecedores de peças.
Debate no Colégio La Salle
Na noite de ontem (28/08), Felipe participou de mais um debate. Desta vez, promovido por alunos do ensino médio do Colégio La Salle (Abel), em Icaraí, onde teve oportunidade de esclarecer pontos do seu programa de governo, principalmente na área da mobilidade urbana, segurança, intervenções urbanísticas, esporte, lazer e educação.
“O debate foi muito produtivo e serviu para que eu pudesse, mais uma vez, não só esclarecer pontos do meu programa de governo, como estabelecer a verdade de fatos que nos debates tentam deturpar. Parabenizo alunos e professores pela organização do encontro”, disse ele.