Comandante do 12º BPM afirma que Niterói é a cidade mais bem policiada do Estado
O deputado Felipe Peixoto esteve presente nesta terça-feira, 22, no debate “Niterói sem violência”, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O debate foi mediado pelo presidente da Comissão do Movimento Contra a Violência, Ennio Figueiredo e contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), do desembargador Manoel Alberto Rebêlo; do corregedor geral do TJ-RJ, Antônio José de Azevedo Pinto; do comandante do 12º BPM, coronel Wolney Dias; do secretário de Segurança e Controle Urbano, Rui França, além de delegados e membros da sociedade civil.
Os presentes foram unânimes em afirmar que houve uma melhora significativa no policiamento da cidade, o que foi comprovado pelo comandante do 12º BPM, Wolney Dias. “Hoje os números são muito favoráveis, a mobilização da população foi fundamental. Um dos nossos objetivos era restabelecer a sensação de segurança da população e acho que estamos conseguindo”.
De acordo com o comandante o número de roubos de carros registrados em fevereiro era de 142, a meta era baixar para 79, em abril, esse número caiu para 75. O batalhão recebeu reforço de 200 homens, 40 do batalhão de choque e que estão atuando de motocicletas. Além disso, o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) permitiu que mais 100 policiais fossem para as ruas diariamente, o que significa um aumento de efetivo na ordem de 250 homens. O batalhão tinha menos de 30 viaturas, hoje são 69 só para Niterói.
“A criminalidade em Niterói está em declínio. Hoje posso dizer, sem medo de estar errado, que Niterói é a cidade mais bem policiada do Estado”, afirmou Wolney Dias.
O secretário de Segurança e Controle Urbano, coronel Rui França afirmou que até o final de 2013 ele espera ter aproximadamente 800 homens na guarda municipal contribuindo com a polícia militar. Além disso, segundo Rui França, já foi selecionada a empresa que ficará responsável por reativar o sistema de monitoramento por câmeras na cidade. São 19 que estão inativas e até a primeira quinzena de junho a prefeitura pretende instalar mais 32 novas unidades no Centro.
Rui França fez questão de destacar a participação incansável do deputado Felipe Peixoto, diante do governador, no que diz respeito a segurança da cidade, inclusive, para agilizar a implantação do Proeis.
Para o deputado Felipe Peixoto o momento é de boas mudanças e ele acredita que ainda há muito trabalho pela frente.
“O 12º Batalhão está fazendo um bom trabalho na cidade. Acho que ainda não chegamos a um ideal de segurança, mas esse é apenas o começo e é preciso que a população entenda e contribua com o polícia para que Niterói possa voltar a ser uma cidade segura”, declarou Felipe Peixoto.
Por Fabíola Mar