Secretário Felipe Peixoto participou do seminário “Visões Metropolitanas”, cujo objetivo foi discutir uma visão de futuro para a Região Metropolitana do Estado
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, participou, ontem (14/05), do Seminário “Visões Metropolitanas” realizado no Hotel Mercure, localizado no bairro do Gragoatá em Niterói. O evento termina hoje e está sendo promovido pelo Comitê Executivo de Estratégias Metropolitanas, entidade ligada à Secretaria de Estado de Obras.
O seminário tem por objetivo discutir quais são as medidas necessárias para um futuro sustentável na metrópole fluminense e qual sistema de governança melhor atende a região. Os integrantes do comitê pretendem apresentar, até o final deste ano, um conjunto de estratégias visando melhorar a integração dos municípios que compõe a área metropolitana e a organização das políticas públicas de interesse comum.
Neste evento de dois dias, serão avaliados os principais entraves para o desenvolvimento da região e as sugestões para saná-los. O mediador do seminário é o inglês Greg Clark, especialista em elaboração de estratégias para grandes cidades e consultor do Banco Mundial. Clark esteve envolvido projetos semelhantes em Londres, São Paulo, Toronto, Barcelona e Madri.
“É fundamental planejar o futuro da Região Metropolitana do Rio. O crescimento econômico acelerado e muitas vezes desordenado da área urbana impõe desafios de gestão aos municípios que devem ser resolvidos de forma conjunta. E o seminário é uma excelente oportunidade para conhecer exemplos de outros países para inspirar a elaboração do nosso modelo”, explica o secretário Felipe Peixoto.
O Comitê Executivo de Estratégias Metropolitanas faz parte do compromisso assumido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro com o Banco Mundial pelo empréstimo para o Programa de Habitação e Desenvolvimento Urbano Metropolitano Sustentável (PROHDUMS). Na ocasião, ficou estabelecido o fortalecimento do planejamento e da gestão do crescimento urbano da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, incluindo, dentre outras, ações visando promover a liderança do Estado na gestão dos assuntos metropolitanos.
Fazem parte do comitê técnicos das secretarias de Estado de Obras, Desenvolvimento Regional, Planejamento e Gestão, Fazenda, Habitação, Transporte, Ambiente, Assistência Social e Direitos Humanos e da Casa Civil, além do apoio da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e de colaboradores e consultores.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional