Experiências poderão servir de modelo para novas ações do Governo do Estado.
O secretário de Estado Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, viajou no último domingo (15/04), para Colômbia, na cidade de Medellín, em uma missão junto do Governador Sérgio Cabral.
O objetivo da viagem foi conhecer a estratégia de mobilidade do Metro de Medellín, com ênfase em um sistema integrado de transporte, e poder levar para o estado do Rio essas experiências.
“Estar junto com o Governador Sérgio Cabral é muito valioso. O que vimos em Medellín foram ações de sucesso. Estas experiências poderão servir de modelo para novas ações do Governo do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou Felipe Peixoto.
Na chegada em Medellín, o secretário foi recebido pelo anfitrião, o Secretário de Saúde de Envigado, Sr. Ricardo Castrillón.
Felipe Peixoto passou toda a segunda, 16/04, acompanhado do Governador, do Presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e comitiva. Visitaram a Biblioteca Parque da Comuna 13 em Medellín, em seguida partiram para a Estação de MetroCables (teleféricos) para subir a Comuna 13 (uma favela local). Essa Estação é como a do Complexo do Alemão, integrado ao sistema de trens da Supervia.
Após visita ao teleférico, seguiram para as escadas rolantes da Comuna 13, onde o governador Cabral gravou algumas entrevistas. As escadas são um projeto piloto e melhora muito a acessibilidade da favela, junto com a obra a um componente educativo muito forte focado nas crianças locais.
Terminada a visita, seguiram para o Mercado Minoritário de Medellín (um mercado popular varejista) onde almoçaram toda a comitiva, incluindo o Governador.
Na parte da tarde participaram de uma reunião com o Prefeito de Medellín, onde foi apresentada a política de segurança e dos projetos integrados de urbanização de favelas.
Na terça, dia 17/04, a agenda de compromissos do secretário foi intensa e produtiva. Ele passou a manhã em uma reunião com os técnicos do MetroPlus (uma empresa pública que opera o Metro), o BRT (Bus Rapid Transit) e os MetroCables.
“Foi muito útil ver um sistema de transporte integrado a vários modais, onde você pode andar de BRT, Metro e Teleférico com uma tarifa única de R$1,50, cruzando toda a cidade”, frisou o secretário Felipe.
Na parte da tarde o secretário almoçou no Centro Administrativo e seguiu para um encontro com o órgão de Planejamento da Região Metropolitana de Medellín (Vale de Aburrá). A organização do órgão é uma instância intermediária entre o Governo do Estado e os Municípios. Eles fazem todo o planejamento territorial estruturante da região, que tem 3,5 milhões de habitantes, projetam o sistema de transporte de massa, cuidam do meio ambiente e planejam o zoneamento metropolitano.
Na quarta o secretário almoçou com vereadores locais e concedeu entrevista para uma televisão comunitária e também para a Rádio Oriente, uma das maiores por lá.
“Conhecer experiências como de países que vivem problemas muito parecidos com os nossos é muito positivo, pois nos identificamos e sabemos que temos os mesmos desafios para enfrentar. Isso nos estimula ainda mais, a fazer o melhor para o nosso estado”, finalizou o secretário Felipe Peixoto.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional