A convite do presidente da CEASA-RJ, Leonardo Brandão, o comandante do 20º Grupamento dos Bombeiros de São Gonçalo, tenente-coronel Ricardo Aguiar, esteve na Unidade São Gonçalo da Central de Abastecimento na tarde desta terça-feira, dia 28 de fevereiro, para discutir parcerias entre os órgãos.
Durante o encontro, ficou acertado que homens do grupamento farão um trabalho preventivo, com caráter educativo, voltado para os 118 comerciantes que atuam na Central de Abastecimento. De acordo com Leonardo Brandão, a ideia é evitar possíveis sinistros dentro do Mercado, oferecendo orientação e informação para os comerciantes locais.
“Estamos avançando na questão, primeiramente com a campanha educativa. Em breve, iremos elaborar um Plano de Incêndio com a participação efetiva do Corpo de Bombeiros. Por orientação do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, transformaremos São Gonçalo em modelo para nossas outras unidades, pois é um espaço que tem um potencial enorme de crescimento”, analisou o presidente.
O oficial se colocou à disposição para colaborar e participar do processo de elaboração do Plano de Incêndio, sugerindo várias idéias para orientar os comerciantes.
“Vamos oferecer material preventivo com instrução teórica e prática. Temos cursos específicos que podem ser ministrados para os donos e empregados dos comércios. Ou quem sabe até, uma operação simulada de combate ao sinistro nos pontos mais críticos que serão identificados por nós”, declarou o comandante, que comentou ainda a cessão de uma área em regime de comodato para a construção do novo Quartel do Corpo de Bombeiros na área da Central de Abastecimento.
“Com isso, nosso tempo-resposta será ainda mais ágil, o que refletirá diretamente na qualidade da prestação do Socorro. Existia essa necessidade para melhor atendermos a área da Central de Abastecimento”, salientou o tenente-coronel Aguiar.
Doações:
Aproveitando a oportunidade, o presidente da CEASA-RJ informou ao comandante que está colocando o Banco de Alimentos da empresa à disposição do grupamento para a realização de doações semanais para o rancho da unidade. “Já mantemos essa relação com o 41º Batalhão de Polícia Militar – que também fica em área cedida – com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), e com o 24 GBM.
“Estamos aqui para ajudar no que for preciso. Se trata dos primeiros passos para uma salutar parceria”, disse Leonardo Brandão.
Ascom Ceasa-RJ