Projeto Arquiteto de Família tem como objetivo melhoria de moradias em comunidades
Na manhã do último dia 11/01, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, levou o Secretário de Estado de Habitação, Rafael Picciani, para conhecer o Projeto Arquiteto de Família e foram recebidos pelo Presidente do Instituto Vital Brazil (IVB), Antonio Werneck.
“Convidei o Secretário Picciani para conhecer os bons projetos desenvolvidos pelo IVB, em especial o Arquiteto de Família, que acredito ser um projeto de sucesso e que podemos estar trabalhando em parceria com o Instituto, oferecendo apoio, dando suporte e nos mobilizando no que for preciso junto ao Governo do Estado, para enriquecer esse projeto”, afirma Felipe Peixoto.
O Projeto prevê a assistência técnica individual para habitação de interesse social, entre outras e tem parceria da ONG Soluções Urbanas Para isso, são elaboradas propostas de melhorias habitacionais, com foco na saúde e na segurança. A primeira comunidade a receber o projeto Arquiteto de Família foi o Morro Vital Brazil.
Segundo o Presidente Antonio Werneck, as diretrizes do programa, em acordo com os princípios do Ministério das Cidades, prevêem, ainda, que as famílias devem ter renda inferior a três salários mínimos e os imóveis não podem estar em situação de risco irreversível e serem considerados impróprios para moradia. “As casas não podem estar localizadas em áreas onde mesmo uma obra de contenção de encosta ou de drenagem não dê jeito de torná-las menos perigosas de serem habitadas”, explica Werneck.
A coordenadora do projeto, Mariana Estevão, lembra que as 100 primeiras casas que receberam o benefício foram escolhidas de acordo com os aspectos relacionados como prioritários pelos próprios moradores, como riscos de acidentes domésticos e deficiência de ventilação e iluminação.
Outro benefício do projeto para a comunidade é a construção de um Centro Comunitário para ser usado, entre outras atividades, como sede da Associação de Moradores. Diversas reuniões itinerantes foram realizadas com os moradores, que discutiram e escolheram o uso que deverão dar ao espaço. O resultado será um espaço público com laboratório de informática, salão multiuso, local de recreação infantil e espaço para cursos profissionalizantes. A inauguração está prevista para abril deste ano.
O Secretário Picciani achou muito interessante e bem bolado o projeto e se mostrou disposto a apoiar e já deixou agendada uma próxima reunião na Secretaria de Estado de Habitação, também com a participação do Secretário Felipe Peixoto e do Presidente do IVB.
Saiba mais sobre o Projeto Arquiteto de Família no site do IVB
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional