Sete meses após a aprovação do Estatuto da Bicicleta a Prefeitura de Niterói através da Nittrans implantou dezoito quilômetros de ciclofaixas, cinco quilômetros de ciclo rotas e quinhentos paraciclos, distribuídos em todas as regiões da cidade.
As ciclo rotas estão localizadas nas vias de baixa velocidade, sinalizadas com placas e pinturas asfáltica para orientar motoristas, pedestres e usuários de bicicletas. Nas outras vias de maior velocidade do trânsito foram demarcadas ciclofaixas. Os paraciclos são estacionamentos com capacidade de abrigar duas bicicletas e foram instalados após uma pesquisa realizada pela Nittrans com adeptos do ciclismo pela internet.
O investimento realizado pela prefeitura para a instalação dos paraciclos foi de aproximadamente R$ 750 mil estimados, em material e colocação, em todas as regiões da cidade, inclusive no bairro do Jacaré na Região Oceânica, onde foi constatado um elevado número de usuários deste transporte sustentável. Na implantação ou revitalização de ciclofaixas e ciclo rotas, foram gastos R$ 800 mil, em materiais e serviços.
O planejamento de mobilidade urbana do município conta com vários projetos em fase conclusiva, inclusive para implantação de ciclovias ligando bairros de diferentes regiões da cidade. Uma parceria com a Secretaria de Transportes do governo do estado viabilizou o projeto de uma ciclovia de 7,3 quilômetros que ligará os bairros do Barreto, na zona norte, ao Gragoatá, na zona sul, através do Centro da Cidade.
Ascom Nittrans