Sistema é 33% mais econômico que o antigo. Com a iluminação, DER espera reduzir acidentes em cerca de 35%.
A RJ-104, uma das rodovias mais importantes de todo o estado, responsável pela interligação dos municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, ganhou na noite desta segunda-feira (21/11) um novo sistema de iluminação, com tecnologia que possibilita maior segurança e conforto aos motoristas e pedestres em trânsito pela estrada.
O sistema implantado na RJ-104, com intensidade média luminosa de 38 lux, é 33% mais econômico do que o antigo. As luminárias, com alto grau de eficiência e potência, são muito mais precisas e resistentes que as anteriores. Ao todo foram colocados 555 novos postes de ferro fundido, com 12m de altura, 1330 luminárias de 400W, 51 mil metros de cabos de cobre, que somados alcançam 331.760 watts de potência. No trecho que liga os bairros de Fonseca a Tribobó, foi realizada a restauração das instalações elétricas e substituição das luminárias. No segmento que vai de Tribobó à Manilha, foi implantado o novo sistema completo de iluminação pública.
A RJ-104 recebe diariamente uma média de 80 mil veículos, podendo chegar até 120 mil nos feriados. Com a conclusão desta obra, o DER prevê a redução do índice de acidentes na casa dos 35%, sem falar na maior segurança que será oferecida aos pedestres, que utilizam regularmente as 14 passarelas distribuídas por toda a extensão da RJ-104.
Durante a realização dos trabalhos, o DER-RJ contou com o apoio de aproximadamente 30 homens, atuando em dois períodos, de segunda a sábado. A concretização deste projeto recebeu por parte do Governo do Estado um investimento total de 4.993.205,85.
Por Ascom do DER