Secretário apresentou o Plano Diretor de Estruturação Territorial do Leste Fluminense
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, e o subsecretário de Estado de Urbanismo, Vicente Loureiro, apresentaram Plano Diretor de Estruturação Territorial do Leste Fluminense (PET-Leste) nas atividades inaugurais do Convênio Excelência na Gestão de Investimentos, na tarde desta quarta-feira, 16/11.
O evento, realizado entre os dias 16 e 17 de novembro na Cidade Universitária, foi um seminário técnico com a apresentação do Convênio Excelência na Gestão de Investimentos, que expos as bases e objetivos do Convênio, como escopo, funcionamento e forma de implantação do projeto.
O secretário Felipe Peixoto falou da visão do Governo do Estado em relação aos projetos da Região Metropolitana e explicou que o termo de referência elaborado visa à contratação de serviços técnicos especializados para a elaboração do PET-Leste.
A Secretaria de Desenvolvimento Regional é a responsável pela elaboração do termo de referência que trata do projeto, porém, o secretário destacou que colaboraram diversas Secretarias do Estado, como a do Ambiente, de Obras e a de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços. O Forum Comperj, o Conleste, a FGV e a Petrobras também tiveram participação ativa.
Na plateia, estavam prefeitos e técnicos dos municípios da região e também representantes dos Fóruns Locais integrantes do projeto Agenda 21 Comperj.
O secretário aproveitou a oportunidade e esclareceu serão utilizadas as informações contidas nos projetos já prontos, como as Agendas 21, na formulação do PET-Leste.
“A região do Leste Fluminense está recebendo grandes investimentos. Para evitar uma sobreposição de projetos, elaboramos este termo de forma conjunta, afinamos as sugestões e, finalmente, conseguimos chegar a um bom resultado. O Governo do Estado tem olhar cuidadoso sobre estas questões. Estruturar o território para receber os investimentos. Este é o nosso desafio”, afirmou o secretário Felipe Peixoto.
Realizado pela Petrobras, Caixa Econômica, Ministério das Cidades e Fundação Getulio Vargas, o seminário também contou com palestras e oficinas temáticas para apresentar os aspectos estratégicos e operacionais do convênio, para construir uma visão regional.
Sobre o Convênio Excelência na Gestão de Investimentos
O convênio foi firmado, em 26 de outubro desse ano, entre as prefeituras da área de influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), a Petrobras, o Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal e os municípios aderentes do Conleste.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional