Felipe Peixoto destaca que Niterói é o berço da indústria naval
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, representou o governador Sérgio Cabral, na abertura da Niterói Naval Offshore, nesta segunda, dia 07/11. O evento, que aconteceu no Caminho Niemeyer, teve parceria com a Prefeitura de Niterói e foi organizado pelo Instituto de Tecnologia Aplicada a Energia e Sustentabilidade Socioambiental (ITAESA).
Felipe Peixoto falou da importância do evento, não só para Niterói, como para todo o Estado e destacou que, a pedido do prefeito Jorge Roberto Silveira, está sendo feito o termo de referência do Projeto de Dragagem do Parque Offshore de Niterói-RJ, que irá proporcionar melhorias nos acessos aos diversos estaleiros e viabilizará o pleno funcionamento do Entreposto Pesqueiro de Niterói, instalado no bairro do Barreto. Além do Plano Diretor de Estruturação Territorial do Leste Fluminense do Rio de Janeiro (PET-Leste) que representa um importante estímulo para o desenvolvimento de novos empreendimentos para a Região Metropolitana.
“Niterói é berço da indústria naval e está se consagrando no cenário econômico, não só no Estado, no País como um todo, como no mundo”, explicou o secretário.
A subsecretária de Estado de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Renata Cavalcanti, justificou a ausência do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico,Júlio Bueno e aproveitou a oportunidade para convidar todos para o Ato Contra a Injustiça – Em Defesa do Rio, contra a nova distribuição dos royalties do petróleo, que será realizado nesta quinta, dia 10/11, às 15h, na Candelária.
O prefeito Jorge Roberto Silveira finalizou a solenidade ressaltando que, a abertura da feira se dá em um momento muito importante para a cidade, onde o IBGE divulgou que Niterói é a cidade com maior poder aquisitivo e a Firjan coloca novamente Niterói em primeiro lugar em qualidade de vida, após esses dois últimos anos muito difíceis. “Reafirmo meu apoio irrestrito a indústria naval e aproveito para oportunidade para pedir apoio na luta contra a violência que estão fazendo contra o Estado do Rio, na nova distribuição dos royalties”, concluiu Jorge Roberto.
A feira reúne diversas empresas dos setores naval, de gás e petróleo, entre estaleiros como Atlântico Sul, Mauá, Aliança e Enavi, empresas como a Rolls-Royce Marine e Wellstream e gigantes do setor como a Transpetro e conta com rodada de negócios, promovida pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de Sessões de Negócios entre as empresas.
De acordo com o ITAESA, a estimativa é de 18 mil visitantes, a maioria de profissionais ligados à área e comunidade acadêmica.
A inauguração contou também com a presença de diversas autoridades: o presidente do evento, secretário de Ciência e Tecnologia de Niterói, José Raymundo Martins Romeo; a deputada federal Jandira Feghali; o presidente da Transpetro, Sérgio Machado; o presidente da Câmara de Vereadores de Niterói, Paulo Bagueira; representantes da Firjan, do Sebrae, entre outros.
Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional