Secretaria de Desenvolvimento Regional terá stand na Niterói Naval Offshore

Felipe Peixoto destaca que Niterói vive bom momento no setor da indústria naval

O evento será realizado de 7 a 10 de novembro, no Caminho Niemeyer, e é organizado pelo Instituto de Tecnologia Aplicada a Energia e Sustentabilidade Socioambiental (ITAESA).

O Brasil não para de crescer frente ao apoio estatal, diversas encomendas de navios, desenvolvimento de tecnologia de ponta, geração de empregos e incentivo à profissionalização definem o momento vivido atualmente pelo setor no país. Dentro desse contexto de desenvolvimento amplo, o Instituto de Tecnologia Aplicada a Energia e Sustentabilidade Socioambiental – ITAESA irá promover, em parceria com a Prefeitura de Niterói, a Niterói Naval Offshore 2011.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, estará presente com um stand, onde técnicos poderão explicar os projetos em andamento. Entre eles, o Projeto de Dragagem do Parque Offshore de Niterói-RJ e o Plano Diretor de Estruturação Territorial do Leste Fluminense do Rio de Janeiro (PET-Leste).

Para Felipe Peixoto, atualmente o município de Niterói vive um dos melhores momentos da sua indústria naval. “A cidade abriga alguns dos mais tradicionais estaleiros do país, em franca produção. Diante da crescente demanda do mercado, as expectativas são ainda mais otimistas”, explica o secretário.

O Projeto de Dragagem do Parque Offshore de Niterói representa um extraordinário impulso para o setor. A abertura de importantes hidrovias irá proporcionar melhorias nos acessos aos diversos estaleiros e viabilizará o pleno funcionamento do Entreposto Pesqueiro de Niterói, instalado no bairro do Barreto. O Entreposto beneficiará cerca de 7,5 mil pescadores, aumentando a qualidade do pescado desembarcado na região.

-“Embora seja complexa, exija um amplo diagnóstico ambiental e estudos especiais, a dragagem do Parque Offshore de Niterói é fundamental para ampliar as potencialidades da indústria naval da cidade”, afirma Felipe Peixoto.

O PET-Leste representa um importante estímulo para o desenvolvimento de novos empreendimentos para a Região Metropolitana, além de impulsionar a efetivação de muitos outros projetos, tais como: o Arco Metropolitano e o Projeto da Linha 3 do Metrô.

O grande desafio da Secretaria é auxiliar os municípios a se prepararem para as mudanças urbanas e rurais que impactarão os serviços de infraestrutura, abastecimento, mobilidade e transporte, uso e ocupação do solo. Nessas circunstâncias é necessário fomentar ações coordenadas intermunicipais, que garantam a pactuação de soluções compartilhadas e uma sinergia entre os seus respectivos planejamentos territoriais.

A feira contará ainda com Rodada de Negócios, promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) e pelo Sebrae-RJ. Terá uma conferência, com seminários e debates relacionados a questões como logística de apoio, oportunidades para o pós e pré-sal, tecnologia e inovações no setor.

Ascom Secretaria de Desenvolvimento Regional

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM