Iniciativa é da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro (Seplag) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis).
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto participou nesta quinta-feira, 03 de novembro, de reuniões em Cordeiro e Nova Friburgo para a Formação Estratégica do Plano de Reestruturação e Desenvolvimento dos Municípios da Região Serrana.
O superintendente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Gurgel, explicou que esse Plano é realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Seplag com o apoio da Sedeis e que conta com a parceria da Petrobras e do SEBRAE.
Alexandre disse ainda, que entre os 15 municípios inseridos no Plano, alguns foram impactados diretamente por eventos climáticos em janeiro de 2011 e outros foram impactados indiretamente. As cidades contempladas são: Areal, Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.
Representando o governador Sérgio Cabral, o secretário de Estado, Felipe Peixoto falou que está atuando de forma entrosada com a Seplag, dando continuidade as ações e ampliando outras.
“Temos que fortalecer o desenvolvimento regional para que tenhamos um crescimento integrado dos municípios. Vamos continuar atuando de forma intensa dando todo apoio para o desenvolvimento do Plano de Reestruturação e para sua implementação”, afirmou Felipe Peixoto.
Para o diretor do SEBRAE-RJ, Evandro Peçanha, o trabalho nessas regiões merece total atenção e apoio.
“Entendemos que esse trabalho com o apoio da Petrobras é de fundamental importância para que a gente possa conhecer quais questões vão exigir mais atenção. Com um planejamento e integração das entidades, essa ação junto com o Governo do Estado, mais as entidades privadas, temos todas as condições de fazermos um bom Plano de Reestruturação.”
O assessor da Diretoria de Produção e Exploração da Petrobras, Ricardo Latgé, afirmou que se trata de um projeto de médio e longo prazo.
“É fundamental pensar como vamos poder desenvolver a Região Serrana nos próximos anos. Certamente será através de uma ação mais coordenada, de um planejamento que seja participativo. O grande desafio está em fazer essa primeira análise e depois transformar essas ideias em ações, mas com esse Plano de Reestruturação tenho certeza que ficará mais fácil” declarou Latgé.
Participaram também representando o prefeito Demerval Barbosa, o secretário Municipal de Projetos e Obras Especiais, Gustavo Sarruf; o Presidente Regional da Firjan Centro Norte Fluminense, Vicente Bastos; o prefeito de Cordeiro, Silvio Daflon, o prefeito de Santa Maria Madalena, Artur Garcia e o prefeito de São Sebastião do Alto, Geraldo Pietrani.
Ascom Felipe Peixoto