O Programa Niterói Por Um Trânsito Mais Humano, foi apresentado na última quinta-feira, 27/10, a representantes da universidade de John Hopkins, do Estado de Maryland, em reunião no Museu de Arte Contemporânea (MAC).
As visitantes, Caroline Ignacio e Birchie Whitman, acompanhavam o gestor da Global Road Safety Partnership (GRSP), José Cardita, que cumprimentou todos os parceiros do Programa pelos resultados alcançados no esforço pioneiro da cidade em busca de metas de diminuição da violência no trânsito.
A apresentação feita pelo Presidente da Nittrans, Sergio Marcolini, foi acompanhada ainda pelo Diretor do Instituto Renault Brasil (uma das mantenedoras da estratégia de parceria), Carlos de Paula, por representantes da Prefeitura de São João da Barra, interessados na estratégia, e de parceiros essenciais para o desenvolvimento dos projetos, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu. Os secretários municipais de saúde, Euclides Bueno, e de educação, Maria Inês Azevedo, que representam setores públicos também considerados fundamentais participaram do encontro.
Ao mostrar os projetos desenvolvidos na cidade através do Programa Niterói Por Um trânsito Mais Humano, Sergio Marcolini, fez questão de ressaltar a importância social do Programa, na preservação de vidas, mas também destacou a economia proporcionada com a redução de leitos de hospitais, assistência médica e medicamentos, na assistência às vítimas graves do trânsito. Entre os fatores de risco, a conduta inadequada de motoristas e pedestres foi apontada como principal causa dos acidentes, de acordo com o levantamento a partir dos registros feitos pela Polícia Militar e Bombeiros, ou nas análises de atendimento feitas nos hospitais pela Secretaria Municipal de Saúde.
Apesar do crescimento exponencial dos veículos em circulação na cidade, na média de hum mil por mês, contra um crescimento populacional de duas mil pessoas por ano, há registro de diminuição do índice de acidentes, que ainda causa a morte de aproximadamente 70 pessoas por ano, conforme verificado nos últimos três anos. Entre as vítimas se destacam motociclistas (26%) e pedestres (16%), em acidentes provocados em sua maioria por excesso de velocidade ou condução inadequada.
Com a análise dos dados obtidos, o Programa elabora projetos para interferir na realidade, sobretudo buscando a mudança de cultura para um paradigma de respeito às regras do Código de Trânsito Brasileiro. Projetos como “Escola Segura” e “Travessia Segura”, e outros voltados para o transporte escolar e taxistas estão sendo desenvolvidos juntamente com campanhas como “Acidente no Trânsito Tem Remédio: Responsabilidade”, esta com personagens próprios usados para atuação nas ruas, diretamente com os usuários do trânsito.
Para enfrentar as causas de acidentes fatais registrados na Alameda São Boaventura, devido a desobediência à sinalização existente a Nittrans inicia Campanha “Alameda Segura”, com a participação da população do Fonseca. Intervenções físicas e de fiscalização sobre os condutores de ônibus também estão sendo preparadas para interromper a rotina de acidentes registrados ao longo de toda a via.
Fonte: Nittrans