O objetivo é traçar metas para o Movimento Pró Regulamentação da Profissão de Artesão
O Congresso foi aberto nesta quarta-feira, 05 de outubro, com o objetivo de traçar metas para o Movimento Pró Regulamentação da Profissão de Artesão. Além do Congresso, também está sendo realizada a 1º Feira Nacional dos Trabalhadores Artesãos do Rio de Janeiro.
O evento que reuniu associações e cooperativas de artesãos, contou com a participação de aproximadamente 30 artesãos de Niterói.
O deputado Felipe Peixoto, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, que luta por melhores condições para a categoria desde seus primeiros anos como vereador, esteve presente ao evento.
Felipe Peixoto é autor da Lei 2768/2010 que tomba a Feira de Artesanato, que funciona no interior do Campo de São Bento, por ser considerada patrimônio cultural de interesse público.
Ao ver representantes do noroeste do estado, que fazem treinamentos para formar novos artesãos, Felipe fez um convite.
“Gostaria de fazer um convite para que entrem em contato com a secretaria. Nós estamos querendo desenvolver uma linha de ajuda, especialmente para as pessoas da agricultura familiar e os produtores rurais, que possam ter a oportunidade de acrescentar a sua renda com o artesanato. Nós temos a estrutura da Ceasa em todo Noroeste do Estado e nós colocamos a disposição para ajudar a desenvolver esses treinamentos nessa área”, declarou Felipe Peixoto.
Felipe também se propôs a ajudar na articulação junto ao Ministério do Trabalho.
“Sabemos que a regulamentação da profissão depende da aprovação de uma lei no Congresso Nacional, mas caso tenha interesse e necessidade nós podemos coloca-los em contato com o ministro do Tabalho Carlos Lupi. Não vai ser o Ministério que vai decidir a aprovação da lei, mas ter o apoio do ministro nessa relação é importante”, afirmou Felipe Peixoto.
Por Fabíola Mar